Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica leva mamografia a quatro municípios


A Policlínica de Posse, unidade do Governo de Goiás na região Norte do Estado, levou a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino até Campos Belos, 650 quilômetros de Goiânia. A Carreta da Prevenção é equipada com mamógrafo e material para coleta de exames ginecológicos e se destina a atender pacientes em municípios sem esse tipo de atendimento.

O diretor-geral da Policlínica de Posse, Tadeu Grembecki, informou que foi traçado um roteiro de atendimentos da unidade e que outros polos regionais vão receber os serviços nas próximas semanas.

“Estamos cumprindo um cronograma da Secretaria Estadual de Saúde que pretende levar exames de imagem importantíssimos, como a mamografia, para municípios onde haja demanda e dificuldade de acesso para a população. Vamos levar esse atendimento onde se fizer necessário”, frisou Grembecki.

A cidade de Campos Belos tem uma população carente de exames de mamografia de cerca de 700 mulheres, somente na cidade, sem contar as moradoras da zona rural e de outros dois distritos do município: Pouso Alto e Barreirão.

Dificuldades

Pela falta de oferta de mamografia no município, as pacientes, quando encaminhadas, precisavam ser reguladas para fazer o exame em Goiânia ou outro município da Região Metropolitana, o que demandava tempo e dificuldades de transporte. Com isso, cerca de 80% das mulheres nunca foram submetidas a esse exame.

É o caso da aposentada Ângela Souza da Silva, 65 anos, mãe de sete filhos e moradora de Campos Belos. Ela conta que nunca fez mamografia e que a disponibilidade foi uma dádiva muito grande para as mulheres da cidade e região. Ângela foi a primeira a se apresentar para o exame.

O protocolo do Sistema Único de Saúde é para que mulheres acima de 50 anos façam a mamografia a cada dois anos. Na Policlínica de Posse, a recomendação é para que mulheres acima de 35 anos sejam submetidas ao exame.

Estão programadas 150 mamografias para serem realizadas até sábado, em mulheres de Posse, Cavalcante, Teresina de Goiás e Campos Belos. Apenas para este município estão agendados 60 exames.

O diretor da Policlínica informou também que serão realizados exames de prevenção de câncer de colo uterino, completando o processo de atendimento às pacientes da região. “Nossa missão é prestar um atendimento à saúde humanizado, levando a assistência onde for necessário”, define.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias