Home / Aparecida de Goiânia

APARECIDA DE GOIÂNIA

HMAP implanta “Quem sou eu?” nas UTIs

Indicada para pacientes graves, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são uns dos espaços mais complexos de um hospital. Para humanizar o atendimento e diminuir os efeitos negativos da internação, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) implantou o projeto “Quem sou eu?”.

A ação busca resgatar a identidade de cada um dos pacientes por meio de uma coleta de informações sobre a história de vida deles. São informações como o nome que o paciente gosta de ser chamado, data de nascimento, música e assuntos favoritos, o que gosta de comer, se tem bicho de estimação. Tudo é escrito em uma folha A4 que fica ao lado do leito. Com esse conhecimento o sobre o paciente, a equipe médica da UTI estabelece vínculos e assim fornece um tratamento melhor.

De acordo com a coordenadora do serviço de psicologia do HMAP, Eliene Rosa o projeto “Quem Sou Eu?” faz parte do cuidado centrado no paciente. “Quando recebemos um paciente não contactuante, devemos lembrar que ele é o amor de alguém, que ele tem suas vontades, suas preferências. Muitas vezes, quando envolvemos esse paciente de forma que torna familiar podemos ter uma evolução mais favorável, para isso é necessário que a equipe conheça quem é o paciente”, explica.

Para humanizar o atendimento é necessário individualizar a assistência de acordo com as necessidades de cada um. Quando o paciente é internado, ele deixa de ser uma pessoa e passa a ser conhecido pelo seu número do seu leito.

“Por questão de empatia, de ver o paciente não apenas como um número, e sim como um ser humano que precisa de todo o cuidado e atenção que possamos oferecer implantamos o projeto na unidade de saúde”, relata Eliene.

Eliene ressalta a importância do projeto principalmente nesta pandemia. “Este momento onde todas as visitas estão suspensas é de aproximar o paciente com toda a equipe, de conhecer cada um de forma mais intima”.

O programa vai ser permanente e realizado com todos pacientes admitidos nas UTIs do HMAP.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias