Home / Saúde

SAÚDE

Hugo realiza educação continuada com equipe de fisioterapia

Como forma de proporcionar crescimento e apoiar o desenvolvimento técnico dos profissionais da Fisioterapia, o Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) promoveu na tarde dessa quinta-feira, 13, uma qualificação profissional para sua equipe.

A ação faz parte do programa de educação continuada do serviço de Fisioterapia do Hugo. Com o tema Módulos Ventilatórios Básicos, a capacitação foi ministrada pelo fisioterapeuta e responsável técnico do Hugo João Carlos Alexandre Alves. O objetivo é promover um momento de aprendizado e atualização no que se refere a ventilação mecânica, possibilitando melhorias à qualidade e segurança na assistência de pacientes.

De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde, a educação continuada é um processo dinâmico de ensino-aprendizagem, ativo e permanente, destinado a atualizar e melhorar a capacitação de pessoas, ou grupos, face à evolução científico-tecnológica, às necessidades sociais e aos objetivos e metas institucionais.

A fisioterapia hospitalar é hoje responsável por processos fundamentais em hospitais de alta complexidade, como ventilação mecânica invasiva e não invasiva. De acordo com João Carlos, a qualificação profissional é fundamental na unidade de saúde. “A educação continuada tem papel fundamental na capacitação profissional no ambiente de trabalho, pois é não esperar que o profissional chegue detendo todo conhecimento, mas permitir e auxiliar que ele cresça no trabalho. No caso da ventilação mecânica, que tem um papel importante na rotina do fisioterapeuta, acaba sendo necessário recordar e apreender sobre as bases da ventilação para poder prestar uma assistência de excelência”, explica o profissional.

Para a coordenadora multiprofissional do Hugo, Letícia Vieira a educação continuada permite o aprimoramento profissional e pessoal da equipe. “Além de discutirem questões teóricas e práticas da parte técnica, a equipe socializa seus conhecimentos, entendendo na prática a importância da boa comunicação em equipe e a importância de aprender e aperfeiçoar”, relata.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias