Home / Saúde

SAÚDE

Hugo oferece apoio psicológico a pacientes, familiares e colaboradores

Além dos pacientes, acompanhantes e familiares, colaboradores do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) também recebem apoio psicológico. O serviço é oferecido pela unidade e os profissionais revezam todos os períodos, para atender as demandas do departamento.

“A psicologia está em um local de escuta, e esse local é atencioso, paciente, calmo. A psicologia está sempre na situação em que as pessoas estão em um momento de sofrimento. São pacientes doentes, são familiares aflitos por informações do ente, e a psicologia está para ouvir essa agonia, esse desespero de alguém que ama e se preocupa por outra pessoa”, descreve a coordenadora multidisciplinar e psicóloga do Hugo, Letícia Vieira.

Além da visita rotineira, que acontece hoje de forma virtual, os profissionais da psicologia do Hugo também fazem ligações fora do horário de visita. A intenção é que aquele paciente aflito também possa falar com alguém do lado de fora. “O papel do psicólogo é fundamental para a humanização do atendimento, então nós consideramos tudo o que seja importante para o familiar, já que mesmo sem poder entrar no hospital por conta da pandemia, tem muita família que vai para a porta da unidade por querer saber notícias de quem está em tratamento”, completa Vieira, que não poupa elogios à equipe, que sempre atende todas as demandas e todos os projetos com ânimo.

O colaborador do Hugo também recebe o apoio psicológico, porque, no entendimento de Letícia Vieira, eles são a base de todo o atendimento. “Eu insisto em dizer que o paciente é o amor de alguém, e quando nós cuidamos, isso reflete em toda a sociedade. Com o apoio dado a quem trabalha no Hugo, esses profissionais poderão oferecer o serviço da melhor qualidade”, reitera a coordenadora multidisciplinar.

DATA

O Dia Nacional do Psicólogo é celebrado desde 2017, através da Lei Federal 13.407/2016, sancionada por Michel Temer. O dia 27 de agosto é marcado desde 1964. A data é a mesma em que a profissão foi regulamentada, através da Lei 4.119/64, no governo João Goulart.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias