Home / Saúde

SAÚDE

Importância da vacinação contra o sarampo é alertada pela Secretaria de Saúde

A importância da vacinação contra o sarampo foi alertada nesta sexta-feira (19) pela coordenadora de Doenças Imunoprevisíveis e Respiratórias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Gláucia Aires. O pedido para prevenção foi feito durante entrevista concedida aos jornalistas Ernesto Fleury e Luzeni Gomes para o programa "O Mundo em Sua Casa", das rádios Brasil Central e RBC FM.

A preocupação da secretaria é que com a atenção voltada à pandemia do novo coronavírus a população se esqueça do risco do sarampo. Isso porque o vírus dessa doença circula em Goiás e no Brasil. Além disso, é altamente contagioso.

Durante entrevista a secretária apontou a necessidade da vacinação contra o sarampo, já que esse é o único meio para se evitar a doença infecciosa aguda e muito grave. O alerta foi feito principalmente aos pais de crianças menores de cinco anos de idade, que estejam desnutridas e imunodeprimidas. Isso porque nessas condições o quadro pode se agravar, e, inclusive, levar à morte.

"A transmissão é extremamente contagiosa, também pelo ar, através da tosse, ao falar e ao espirrar", explicou Gláucia Aires.

A doença foi declarada erradicada no Brasil durante 20 anos pela Associação Panamericana de Saúde (Apas). No entanto , surtos da doença foram registrados na Europa e em outros países. A secretária de Saúde enfatiza que o percentual ideal de cobertura de vacinação no Brasil é de pelo menos 95%. Goiás registra 85% de cobertura vacinal, com cinco casos de sarampo e nenhuma morte, conforme o site do governo.

"Vamos deixar bem claro: a gente orientá (os pais) que mantenham a carteira de vacinação em dia porque a única medida de proteção (contra o sarampo) seria a vacinação", argumentou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias