Home / Saúde

SAÚDE

Hugo implanta projeto “Quem sou eu?” nas UTIs

Indicada para pacientes graves, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são uns dos espaços mais complexos de um hospital. Para humanizar o atendimento e diminuir os efeitos negativos da internação, o Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) criou o projeto “Quem sou eu?”.

A ação busca resgatar a identidade de cada um dos pacientes por meio de uma coleta de informações sobre a história de vida deles. São informações como o nome que o paciente gosta de ser chamado, data de nascimento, música e assuntos favoritos, o que gosta de comer, se tem bicho de estimação. Tudo é escrito em uma folha A4 que fica ao lado do leito. Com esse conhecimento o sobre o paciente, a equipe médica da UTI estabelece vínculos e assim fornece um tratamento melhor.

Foto: Reprodução/HUGO

“Com o “Quem sou eu?” nós continuamos as ações humanizadas no Hugo. Nós queremos trabalhar na unidade com o paciente como sujeito único e personalizado. Com o projeto, as relações entre paciente e equipe de saúde se estreitam. Quando você sabe quem é o paciente, o que ele gosta é um ato de humanização”, explica Letícia.

Para humanizar o atendimento é necessário individualizar a assistência de acordo com as necessidades de cada um. Quando o paciente é internado, ele deixa de ser uma pessoa e passa a ser conhecido pelo seu número do seu leito. Pensando nisso, em reverter essa situação a equipe multiprofissional do Hugo, coordenado pela psicóloga Letícia Vieira, em parceria com a gerente assistencial Janine de Paula desenvolveram o projeto “Quem sou eu?”.

“Os pacientes conscientes vão passar as informações, e os que estão inconscientes a equipe multiprofissional faz uma busca com a família. A ação vai ser permanente e realizada com todos pacientes admitidos nas UTIs do Hugo”, ressalta a coordenadora multiprofissional.

O projeto também tem o intuito de exercitar a empatia entre a equipe. O “Quem sou eu?” faz com que o profissional se aproxime, realizando assim, um cuidado centralizado e individualizado, resgatando as preferências do paciente, proporcionando uma melhor assistência.

“A equipe da psicologia do Hugo é extremamente humana e sempre aposta nesses projetos, ela faz sempre além do que é proposto. O foco é o paciente como sujeito único”, finaliza Letícia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias