Home / Saúde

SAÚDE

Burocracia impede médicos e enfermeiros de trabalhar

Profissionais de saúde do Amazonas são impedidos de trabalhar e reclamam da burocracia. Cerca de 100 médicos e enfermeiros do programa do Ministério da Saúde, Brasil Conta comigo, estão em um hotel em Manaus. Segundo um enfermeiro, muitos estão no local há mais de dez dias.

Eles foram informados que a demora é devido a remuneração das contas públicas que serão mais claras. Segundo o enfermeiro, o nome dos profissionais deverão ficar no Diário Oficial da União para que eles assinem o contrato temporário. “Estou no hotel parado sem poder fazer nada porque o trâmite legal está retardando a nossa entrada no hospital", lamentou o enfermeiro.

Segundo o Ministério da Saúde, 303 voluntários do programa “O Brasil Conta Comigo” foram liberados para trabalhar na cidade. Já outros 85 precisam finalizar o processo de treinamento e registro.

Foi estimado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazona, suma grande subnotificação de casos de covid-19 em Manaus. São 15.816 confirmados e 1.160 mortes. A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, alegou que são pelo menos 60 mil casos não identificados pelo serviço de saúde que estão transmitindo o vírus.

A fundação irá testar as pessoas em todas as áreas da cidade para chegar mais próximo ao número de casos reais. 

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias