Home / Saúde

SAÚDE

Hugol recebe certificado de qualidade da assistência e segurança do paciente

A frase comentada por colaboradores do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) reflete o orgulho da equipe pela conquista de mais esse selo de qualidado. O governador Ronaldo Caiado já declarou que 2020 será o ano da saúde. Ele que acredita que as mudanças feitas começarão a ser sentidas pela população.

O certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a qualidade de serviços de saúde no Brasil, é um reconhecimento à segurança dos pacientes e qualidade dos processos e da assistência médica. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, marcou presença no evento.
“Qualquer mudança é desafiadora e exige energia e autocrítica. Para atingir essa conquista, o Hugol precisou passar por um avaliação complexa e responsável e, por isso, teve que inovar, fazer mudanças e ajustes. Essa postura de sempre querer melhorar faz a diferença”, disse Alexandrino.
Alexandrino acrescentou que o Hugol nasceu para ser grande, lembrando que a unidade possui mais de 500 leitos e é referência em algumas especialidades. “Arrisco a dizer que são poucas as unidades com essa quantidade de leitos com a certificação ONA 2. Essa conquista é algo para comemorar muito e significa que o hospital não mede esforços para ampliar a segurança do paciente”, disse ainda o secretário. O Hugol é referência no atendimento em urgência e emergência em Goiás e no Brasil.
A auditoria para certificação do hospital foi realizada em dezembro de 2019, pela Fundação Vanzolini, instituição credenciada pela ONA e gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Como resultado, a unidade recebeu a recomendação da certificação ONA 2 – Acreditação Plena, direcionada a instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada. O Hugol está entre um grupo de aproximadamente cem hospitais no País com acreditação plena.
Segundo o diretor-geral Hélio Ponciano Trevenzol, o reconhecimento é uma marca e reflete o trabalho constante de aperfeiçoamento. “Esse selo é um divisor de águas para a nossa história. Passamos por uma avaliação séria e foi preciso uma autocrítica e revisão de todos os processos para sermos certificados”, ressaltou, ao comentar que a conquista é também uma resposta ao comprometimento de todas as equipes e uma motivação para novos projetos.

O superintendente técnica da ONA, Péricles Góes da Cruz, comentou que a conquista representa “não um quadro bonito, mas um compromisso do hospital com a excelência”. A ONA, acrescenta, certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco principal na segurança do paciente. O superintendente garante que a metodologia de avaliação da atende a padrões internacionais de qualidade e segurança.
A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente, durante todo o período de validade do certificado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias