Home / Saúde

SAÚDE

Setembro Amarelo: 10 mitos e verdades sobre o suicídio

Neste mês de setembro há uma grande mobilização em torno da campanha de prevenção ao suicídio. Portanto, é necessário entendermos o que é realmente verdade e o que é mito em relação a esse tema que é a causa da morte de 800 mil pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Criada em 2015 no Brasil, a campanha do Setembro Amarelo ressalta que quanto mais corretamente informarmos a população, melhor conseguiremos prevenir e lidar com as pessoas que estão pensando e tentando tirar a própria vida. Com isso, devido a campanha do mês de setembro confira a seguir uma lista com 10 mitos e verdades dobre o suicídio.

1 - Se alguém está determinado a se matar, não há nada que você possa fazer?
MITO.
Acolher a pessoa de modo que ela possa por seus sentimentos para fora, encorajando-a abuscar ajuda profissional para se tratar e dar suporte emocional até que a vontade suicida passe, são modos de ajudar.

2 -Tentativa de suicídio é um pedido de ajuda?
VERDADE.
Tentativa de suicídio é um sinal claro de que a pessoa está sofrendo, que está enfrentando sentimentos que não é capas de lidar, sendo assim, está precisando de ajuda.

3 - Quase sempre a pessoa antes de cometer suicídio manda sinais de alerta?
VERDADE.
Muitas pessoas irão fazer comentários sobre desejarem estar mortas ou como todos estariam bem melhor se elas não estivessem por perto. Até mesmo aqueles que não expressam desejo de morte podem mostrar sinais de depressão.

4 - Falar sobre suicídio com alguém que tem inclinação suicida irá influenciar mais ainda?
MITO.
Perguntar sobre pensamentos suicidas para a pessoa dará abertura para ela falar sobre os sentimentos que já existem, mas que ela mesma tem medo de encarar.

5 - Suicidas não querem realmente morrer, querem somente acabar com sua dor?
VERDADE.
Suicidas querem viver, mas eles não conseguem achar nenhuma outra saída para acabar com a dor insuportável que sentem.

6 - Quando a pessoa começa a se tratar o risco dela se suicidar acaba?
MITO.
Por mais que a pessoa tenha começado o tratamento e até medicação, ela não está fora de perigo. Ela pode se sentir mais energética e é capaz inclusive de usar tal energia para agir em favor dos seus sentimentos suicidas, já que ainda não houve tempo para seu humor melhorar significativamente.

7 - Uma pessoa bêbada que fala que tem vontade de se matar não deve ser levada a sério?
MITO.
Quando alguém fala sobre suicídio deve sempre ser levada a sério. O álcool retira as inibições que uma pessoa possa ter, o que faz com que ela fale coisas que normalmente não revelaria.

8 - Pessoas que cometem suicídio são fracas?
MITO.
Pessoas fortes podem cometer suicídio. Depressão e outros transtornos mentais são doenças, não um sinal de fraqueza.

9 - Pessoas que ameaçam se matar estão tentando manipular o outro?
MITO.
Pessoas que falam de suicídio estão fazendo um pedido de ajuda.

10 - Suicídio pode afetar pessoas de qualquer idade, incluindo crianças?
VERDADE.
Ninguém está imune aos transtornos mentais como depressão. Por isso, caso esteja se sentindo meio deprimido ou sem vontade de fazer coisas básicas do dia a dia, ou conhece alguém que esteja assim, ligue 188.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias