Home / Saúde

SAÚDE

Secretaria de Saúde promove evento sobre a prevenção ao suicídio

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove no próximo sábado (14/9), às 15h, a palestra “Vamos falar sobre suicídio” ministrada pela jornalista e escritora Cleisla Garcia. O evento acontecerá no Auditório Dr. Luiz Rassi, do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG).

O objetivo da palestra é alertar a população sobre a gravidade do suicídio e os sinais apresentados pelas pessoas que atentam contra a própria vida. Com o público voltado, principalmente, à jornalistas e estudantes de jornalismo, esta ação da Secretaria da Saúde integra outras atividades referentes à campanha "Setembro Amarelo".

A campanha é desenvolvida pela SES-GO, pelas Secretarias Municipais de Saúde e por instituições e entidades da área da saúde. Na programação do evento, haverá uma apresentação dos dados de suicídio em Goiás, feita pela coordenadora de Vigilância de Violência e Acidentes da Gerência de Vigilância Epidemiológica da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues.

As estatísticas sobre suicídio em Goiás estão com números preocupantes. Segundo o Registro do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e da Coordenação de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva), da Secretaria de Saúde, de 2015 a 2017, os suicídios cresceram de 435 para 489 casos. Em 2018, este número diminuiu para 470, mas ainda assim, é um número alto.

Secretaria incentiva projeto e o livro "Sobre viver" também entra na palestra

A palestrante Cleisla Garcia, além de jornalista, é escritora e autora do livro "Sobre viver" aprofunda sua pesquisa e traz respostas para uma série de questões relativas ao suicídio, por meio de relatos de jovens que tentaram tirar a própria vida, familiares que buscam se reerguer após a perda trágica de um ente querido, fora médicos, psicólogos e voluntários que lutam pela prevenção ao suicídio.

O lançamento do livro foi em abril, e juntamente aos dados sobre o tema que irão ser apresentados, a obra será um conteúdo a mais sobre informar e entender melhor o suicídio. As inscrições para o evento são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas no local da palestra a partir das 15h, sendo emitidos certificados de horas extracurriculares.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias