Home / Saúde

SAÚDE

Saiba quais são os nutrientes essenciais na gravidez

Fonte: Google Imagens

A gravidez é um dos momentos mais esperados e especiais na vida de muitas famílias. Por isso manter uma alimentação saudável, rica em nutrientes, é essencial para a saúde da mãe e, principalmente, para garantir que o bebê terá um desenvolvimento saudável ainda na barriga.

Segundo especialistas, esse período de formação inicial da estrutura cerebral e física da criança é de fundamental importância, pois irá refletir no seu desenvolvimento a longo prazo.

Um obstetra de confiança  é essencial para fazer as consultas de pré-natal, garantindo uma gestação saudável e tranquila, além de muitas vezes trabalhar em parceria com um nutricionista, uma vez que o corpo da mulher sofre inúmeras mudanças durante os 9 meses, aumentando as necessidades nutricionais da mulher para apoiar o desenvolvimento do bebê e acelerar o metabolismo da mamãe.

Mesmo com uma alimentação adequada e regrada, alguns nutrientes são essenciais na gravidez e uma suplementação orientada pode ser indicada para suprir as necessidades do organismo nesse período.

Ácido fólico

O ácido fólico é um dos nutrientes essenciais durante a gestação, podendo reduzir a chance de problemas comportamentais na infância, além de diminuir em até 40% o risco do neném desenvolver autismo.

Em entrevista ao Portal Crescer, o obstetra Rubens Paulo Gonçalves Filho, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), destaca que este é um suplemento vitamínico geralmente indicado para quem deseja engravidar ou acabou de descobrir que está grávida.

“Há evidências científicas de que essa vitamina precisa ser reposta, mesmo que a mulher se alimente de maneira adequada. Ela deve ser ingerida preferencialmente três meses antes de engravidar e até a 13ª semana de gestação”, diz o médico à publicação.

Vitamina A

Ela é muito importante no desenvolvimento das células, do coração, aparelho circulatório e do sistema digestivo do bebê. Ela é encontrada nas frutas e vegetais amarelos e verde escuro e ainda nos óleos de peixe e gema de ovo.

Cálcio

De fundamental importância para a formação e crescimento saudável dos ossos e dentes, o cálcio ainda é capaz de contribuir para a frequência cardíaca do bebê e desenvolvimento de nervos e músculos.

Ele é encontrado em peixes como o salmão, leite e derivados, couve e pão integral com cereais. Além disso, a absorção do cálcio depende da Vitamina D que circula no organismo, por isso é recomendado 15 minutos diários de exposição ao sol ou suplementação indicada por médico ou nutricionista.

Complexo B e Vitamina E

Encontrado e diversos vegetais, grãos integrais, na carne, peixe e leite, o complexo B é composto pelas vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 e o ácido fólico, ajudando na formação de novas células, desenvolvimento do sistema nervoso e até produção de células vermelhas no sangue. Já a Vitamina E é um antioxidante que atua na proteção das células. É encontrado nas sementes, nozes, vegetais verdes e até na gema de ovo.

Vitamina C

Essa dispensa explicações e contribui para o desenvolvimento de tecidos novos, principalmente no que se refere à produção de colágeno. Vale destacar que ela ainda é responsável por contribuir na absorção do ferro no organismo. Pode ser encontrada em frutas cítricas como laranja, no mamão papaia, vegetais verdes e batatas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias