Home / Saúde

SAÚDE

Nova etapa de vacinação contra a gripe inclui professores e forças de segurança

A partir desta segunda-feira (13/05) um novo grupo começa a ser vacinado contra gripe em Goiás. São professores da rede pública, particular e filantrópica, além de policiais civis, militares, bombeiros e militares ativos nas Forças Armadas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde(SES), até a próxima sexta-feira (17/05), todos que pertecem a este grupo estão convocados a comparecer em um dos mais de 900 postos de saúde de todo o Estado para se imunizar.

Segundo um levantamento da SES até a última sexta-feira (10/05) já foram aplicadas 1.101.527 doses da vacina, o que representa cerca de 59% do total de pessoas a serem vacinada, 1.862.979. O número coloca o Estado de Goiás na quarta colocação no país na quantidade pessoas vacinadas, ficando atrás apensas do Amazonas, Amapá e Espírito Santo.

Apesar de mais da metade do público alvo ter se vacinado, a coordenadora de ações de imunização da Gerência de Imunizações e Rede de Frio da SES, Joice Dorneles, pede aos integrantes de todos os grupos para que não deixem de se vacinar.

Além dos professores, policiais e militares, também integram os grupos para a vacinação contra a Influenza as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e idosos (pessoas com 60 anos ou mais).

Portadores de doenças crônicas, indígenas, população privada da liberdade e trabalhadores do sistema prisional também estão sendo imunizados dentro do cronograma da campanha prossegue até o dia 31 de maio.

Dorneles informou que a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, sendo altamente transmissível e sujeita a se transformar em epidemias sazonais. Ainda segundo a coordenadora, a vacina reduz as internações, complicações e até mortes em decorrência das infecções pelo vírus da influenza.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias