Home / Saúde

SAÚDE

Saúde confirma caso de meningite em escola particular do DF

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou o registro de um caso de meningite meningocócica em um estudante de uma escola particular de Brasília. De acordo com a pasta, uma equipe de vigilância epidemiológica foi ao Colégio Pódion, localizado na Asa Norte, região central da capital, e tomou as medidas de profilaxia junto a profissionais e colegas que tiveram contato com o paciente.

Doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos e também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais, como a meningocócica, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido à capacidade de ocasionar surtos e à gravidade dos casos.

Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele. A transmissão, em geral, ocorre de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

Ao perceber sinais sugestivos de meningite, é preciso procurar os serviços de saúde rapidamente. Além disso, o ministério orienta que a prevenção da doença deve ser feita por meio de tratamento medicamentoso de pessoas próximas ao paciente e por meio da vacinação.

A Agência Brasil entrou em contato com a direção do Colégio Pódion que preferiu não se manifestar sobre o caso.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias