Home / Saúde

SAÚDE

Estudo diz que exame com “picada” no dedo poderá determinar sexo de bebês

Uma pesquisa brasileira publicada no Prenatal Diagnostics mostra que o sexo do bebê é capaz de ser identificado com um teste semelhante ao de diabetes. Este exame pode ser realizado no primeiro trimestre de gravidez. As informações são do portal do Bem Estar.

Este teste para saber o sexo do bebê é feito por meio de uma pequena quantidade de vasos capilares que é coletada pelo dedo. Desta forma é identificada a presença do cromossomo Y (masculino). Caso contrário, é possível saber que é menina, pela ausência do cromossomo.

Gustavo Barcelos Barra, do Laboratório Sabin, de Brasília é o pesquisador responsável pelos testes que foram realizados. Também é ele quem financiou a pesquisa. Na realização do estudo foram usadas 101 voluntárias e o período médio de gestação de ambas ia de oito a vinte semanas.

Antes do início do estudo, as participantes foram divididas em três grupos para determinar qual método de assepsia para o dedo é o mais indicado. Um dos grupos com 27 mulheres usaram álcool, outro com 39 aplicaram hipoclorito de sódio duas vezes. Já no terceiro grupo, as 35 voluntárias aplicaram hipoclorito de sódio apenas uma vez.

Em seguida, foi retirada uma pequena quantidade de sangue do dedo de cada uma e as células foram centrifugadas para a remoção do DNA.

O exame foi capaz de acertar o sexo dos bebês em 100% do casos que usaram hipoclorito de sódio. No entanto, o grupo que aplicou álcool identificou cinco fetos como masculinos, quando na verdade eram femininos.

A partir destes resultados os pesquisadores concluíram que o teste é eficaz, menos invasivo e mais confortável para a mãe. Não existe previsão de quando o exame pode ser disponibilizado.

(Foto: meramente ilustrativa)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias