Home / Saúde

SAÚDE

Um sorriso eleva a autoestima e pode facilitar relações pessoais e profissionais

A saúde bucal é uma das maiores preocupações quando falamos de um sorriso perfeito. Por isso muitas pessoas já estão cientes de que ter uma boca saudável e um sorriso bonito pode elevar a autoestima e abrir muitas portas, tanto na vida pessoal quanto na profissional. “O rosto de uma pessoa tem papel significativo e influência direta nas relações sociais e na autoestima. A maior parte desse poder vem do sorriso, que além de ser umas das principais maneiras utilizadas pelo ser humano para demonstrar alegria, funciona como uma espécie de cartão de visita”, afirma a dentista, Silvinha Lemos.

Pesquisa recente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontam que fraturas dentárias de grau mais elevado influenciam diretamente na qualidade de vida dos adolescentes e da família deles. Foram analisados no estudo 1.612 jovens.

Os resultados mostram que jovens com problemas dentários graves relataram maior dificuldade de sorrir e se mostraram preocupados com o que os outros pensavam”, explica a coordenadora da pesquisa, Cristiane Baccin Bendo, professora do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFMG.

A dentista explica que ao sorrir mostramos muito mais do que simpatia e deixamos os demais mais confortáveis, pois as pessoas sabem que estamos seguros de nossos ideais. “Sem contar a sensação de gentis e amáveis que expressamos ao esboçar um sorriso bonito e sincero, tão imponentes em todas as circunstâncias da vida, inclusive na hora de conseguir um emprego, claro”, enfatiza.

Emprego

As vagas de empregos prezam muito pelo aspecto bem cuidado na aparência e um sorriso bonito, que acabam sendo primordiais no ‘cartão de visita’ do candidato. A avaliação é da psicóloga e coaching multifuncional, Roberta Arciprett. Ela acredita ainda que a autoestima está ligada à segurança que o candidato sente na hora de uma avaliação, “já que aqueles que têm algum desequilíbrio nesse contexto acabam transparecendo essa insegurança durante a entrevista”.

 Tratamentos

Dentes com sinais amarelados, desarmônicos, quebrados, com excesso de apresentação da gengiva são os que mais contrariam as pessoas que buscam um sorriso perfeito. “Porém, é imprescindível que todos levem em consideração que é impossível idealizar uma boca que não seja compatível com seu rosto. Para que o resultado seja o mais natural possível é necessário que os tratamentos dos dentistas sejam delineados de acordo com as características do paciente, como o tom natural da sua dentição, cor da sua pele, o formato da sua boca, nuance dos cabelos, entre outros”, alerta a dentista.

Isso porque, segundo ela, o equilíbrio entre o formato e a beleza é que proporciona um balanço harmônico. “Além da beleza, é indispensável cuidar dos dentes diariamente com a escova, creme e fio dental, enxaguante bucal e até escovador de língua, assim como as visitas periódicas ao dentista. Caso esses tratamentos não sejam suficientes, os profissionais saberão indicar os procedimentos mais apropriados e disponíveis para cada caso, não importa a idade”.

A dentista orienta que aparelhos ortodônticos, lentes de contato dentais, intervenções nas gengivas, implantes, coroas e restaurações de porcelana são algumas das inúmeras alternativas que somente um especialista apto pode avaliar. “Se você deseja ter uma boca impecável procure um dentista e comece hoje mesmo o procedimento adequado para a sua necessidade”.

Alimentação

Vale ressaltar que a alimentação também tem um papel primordial entre a saúde bucal e sua aparência. A nutricionista Paulinne Corrêa explica que o excesso de alimentos doces e escuros, como café e refrigerantes a base de cola, podem facilitar o surgimento de cáries e manchas. “Além disso, esses alimentos são responsáveis por outras enfermidades como diabetes, problemas de coração e obesidade. Portanto, é importante evitar o consumo exagerado de balas, chocolates, refrigerantes e guloseimas em geral”, orienta. (Foto: reprodução Internet)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias