Home / Saúde

SAÚDE

Pílula que previne HIV ainda não será distribuída em Goiânia

O Sistema Único de Saúde (SUS) deve começar a distribuir a pílula contra a infecção por HIV  no mês em que é reforçado o alerta as pessoas se prevenirem contra a Aids. No entanto, em Goiânia, a pílula não será distribuída.

De acordo com o comunicado do Ministério da Saúde, o medicamento será distribuído em todos os lugares. Na primeira fase de distribuição, apenas Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Manaus, Brasília, Florianópolis, Salvador e Ribeirão Preto participarão. Já a segunda fase da oferta deve acontecer durante o ano de 2018.

Fabricado pela farmacêutica americana Gilead, o antirretroviral Truvada como profilaxia pré-exposição (PrEP), já era utilizado há alguns anos no coquetel de tratamento de soropositivos. A PrEP é um medicamento de deve ser consumido diariamente por pessoas que não apresentam o vírus, mas que estão mais expostas à infecção, como profissionais do sexo, homossexuais, pessoas trans e casais sorodiscordantes (quando apenas um dos parceiros é soropositivo).

Em maio desse ano, foi decidido publicamente que a PrEP iria ser distribuída através de uma portaria do Ministério da Saúde que determinou a incorporação do antirretroviral como profilaxia pré-exposição (PrEP) para populações sob maior risco de infecção por HIV.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias