Home / Saúde

SAÚDE

Anvisa libera vacinação em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (12/12) uma resolução que permite que todos os estabelecimentos de saúde promovam vacinação. Essa decisão inclui farmácias e drogarias.

A medida deve ser publicada no Diário Oficial da União em breve. A agência publicou uma nota garante que essa norma “dá ao setor mais clareza e segurança jurídica quanto aos requisitos que devem ser seguidos em todo o território nacional”.

A Anvisa também garante que as vigilâncias Sanitárias das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde terão mais facilidade em fiscalizar os estabelecimentos. A Agência também garante que será fácil identificar os locais que poderão oferecer a vacinação de acordo com as exigências do órgão.

A decisão foi tomada depois de uma consulta pública que ocorreu em maio de 2017. O texto abriu a possibilidade de incluir as farmácias nos serviços de aplicação de vacinas porque não especificava nenhum estabelecimento.

Ainda de acordo com a Anvisa, ficará fácil para a população fazer a identificação dos estabelecimentos autorizados a realizar os procedimentos. Os estabelecimentos devem contar, entre outras exigências com; Instalações físicas adequadas, com observação da RDC 50/2002 e mais alguns itens obrigatórios a exemplo do equipamento de refrigeração exclusivo para a guarda e conservação de vacinas, com termômetro de momento com máxima e mínima.

(Foto: Reprodução Anvisa)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias