Home / Saúde

SAÚDE

Médicos cubanos entram na justiça pelo recebimento do valor integral de seus salários

Há cerca de 154 ações que estão sendo movidas por 194 médicos cubanos contra a Organização Panamericana de Saúde (Opas). Os médicos pedem que o valor pago por seus serviços seja recebido de forma integral pelos mesmos. Isso porque no acordo firmado, o salário é transferido primeiramente ao governo cubano e só depois é repassado aos médicos.

O Ministério da Saúde transfere a Opas o valor de R$11.520, desse total, os médicos cubanos recebem apenas R$3.000.

Além do salário, eles também pedem o direito de permanecer no Brasil. O Ministério da Saúde esclareceu que essa decisão não cabe a nenhum órgão brasileiro, é de responsabilidade do governo de Cuba.

Os médicos cubanos, diferente dos demais participantes do programa Mais Médicos, não participaram do processo de seleção via edital. Eles estão no Brasil para cooperação, em missão, e é  por esse motivo que o contrato deles é vinculado ao governo de Cuba.

Os que participaram da seleção via edital, tem contrato firmado diretamente com o Ministério da Saúde e por isso recebem o salário de forma integral.

De acordo com as ações, o critério de igualdade de condições não está sendo atendida, já que os demais médicos que participam do programa recebem seus salários de forma integral.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias