Home / Saúde

SAÚDE

Câncer da mama também afeta os homens

Você sabia que o câncer de mama não é uma doença exclusiva das mulheres? Ela também pode ser detectada em homens. São raros os casos, mas 1% dos casos foram detectados em homens.

Muitos se recusam a fazer a mamografia, mas os especialistas alertam que não é pelo fato da mama ser menos desenvolvida nos homens e por terem níveis reduzidos de hormônios femininos, que estão imunes a doença.

São vários os fatores que podem aumentar o risco dos homens desenvolverem câncer de mama: envelhecimento, hereditariedade, síndrome de Klinefelter (condição congênita que afeta 0,1% dos homens, que fazem com que não produzam espermatozoides funcionais), exposição às radiações, alcoolismo e outros.

Vale lembrar que algumas pessoas com muitos fatores de risco, muitas vezes não desenvolvem a doença, já outros, sem nenhum, podem a vir a tê-la.

O tratamento do câncer de mama nos homens é similar ao das mulheres. O paciente terá que fazer quimioterapia, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia.

A melhor maneira de prevenir o câncer de mama tanto nos homens, quanto nas mulheres é adotar hábitos saudáveis, controlar o peso, evitar bebidas alcoólicas e cigarros.

O câncer de mama é uma doença causada pela reprodução de células anormais da mama, que formam um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama e alguns se desenvolvem mais rápido que os outros.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. A cada ano, a doença responde cerca de 25% dos casos novos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias