Home / Política

POLÍTICA

Goiás de Resultados é destaque nacional no grupo de trabalho de identificação civil neonatal

Os projetos Bebê Ipasgo e Biometria Neonatal,da Secretaria de Estado da Saúde - SES, monitorados pelo Programa Goiás de Resultados, foram destaque na reunião nacional do grupo de trabalho que discute soluções para a criação de um modelo de Política Nacional de Identificação Civil Neonatal.

Uma das pautas da discussão é a automatização da Declaração de Nascidos Vivos - DNV, que permitirá no nascimento a integração da biometria da criança e da mãe. Também foi instituído um fórum de discussão técnica e compartilhamento de soluções, gerido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para avançar no desenho de um modelo que atenda a todas as localidades, seja acessível e garanta a coleta biométrica com a qualidade necessária.

O projeto Bebê Ipasgo serviu de referência ao projeto do modelo único de identificação biométrica nacional e inspiração para vários estados. O governo de Goiás iniciou sua implantação em 2020, sob a coordenação do vice-governador Lincoln Tejota. O projeto, pioneiro no Brasil, foi monitorado pelo Programa Goiás de Resultados e reuniu o Ipasgo e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) para a implantação da biometria neonatal nas maternidades de Goiânia.

"Tenho muito orgulho do que estamos desenvolvendo no Programa Goiás de Resultados. São projetos pioneiros no país e que, graças à idealização do governador Ronaldo Caiado, em pouco tempo, se tornaram referência nacional. E continuaremos avançando nas diretrizes e metas prioritárias do nosso governo. O próximo passo é a identificação civil dos recém-nascidos, com a emissão da carteira de identidade e avançar na biometria dos cidadãos. Assim, vamos permitir melhores condições de planejamento das políticas de segurança pública e desenvolvimento social, afirmou o vice-governador Lincoln Tejota.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias