Home / Política

POLÍTICA

EXALTANDO A VIDA!

“Não sei…
se a vida é curta
ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.”.

Cora Coralina.

Lutar é, possivelmente, o verbo mais conjugado durante a vida. Neste período sombrio da história mundial, a humanidade combate um inimigo minúsculo, porém mortal; silencioso, porém alarmante; invisível, porém nefasto.

A crise de saúde que atinge o planeta desde o final de 2019 forçou as estruturas gerenciais e controladoras do país a se reposicionarem. No Brasil, ela revelou um profundo despreparo logístico das autoridades, que, não obstante contassem com um já precioso acervo de ferramentas, não dispunham de um plano de ações coordenadas, o que levou Estados e municípios a um colapso.

Em Goiás, não foi diferente. A paralisia da gestão levou vidas, todas elas preciosas. São famílias abaladas pela ruptura da normalidade, tragédias pessoais e coletivas que se processam em uma velocidade à qual não estávamos acostumados.

Sensível a isso, o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas outorga aos Tribunais de Contas subnacionais uma ferramenta adicional de combate. Mecanismo de aprimoramento da gestão no enfrentamento à Covid-19, um hotsite dinâmico, para coleta de informações e acompanhamento da execução dos planos municipais de vacinação.

Coordenado por um hotsite nacional (https://covid.cnptcbr.org), que consolida dados de todos os Estados, por meio de uma interface simples, prática e didática, é particionado em 27 portais (26 estaduais e 1 distrital), geridos, de per si, pelos Tribunais, individualmente, um destes legado ao TCM de Goiás.

Iniciativas valiosas não precisam ser a panaceia. Pequenas atitudes, como este hotsite, criado pela equipe de TI do TCE-MT, sob a coordenação do CNPTC e gentilmente compartilhado com todos os tribunais de contas do país, são assim como os versos de Cora: gestos singelos capazes de fornecer elementos sensíveis para a tomada de decisões, em uma das frentes de batalha. Gestos que tocam.

Nenhuma vitória nessa luta é fruto da ação individual. A missão de manter sólido o TCMGO, sem submergir na turbulência da crise, é, antes de tudo, resultado do esforço, do apoio e da união de todos os Conselheiros, Conselheiros-Substitutos e Membros do Ministério Público de Contas, sempre em prol do objetivo comum de velar pelo bem-estar da sociedade goiana. A todos eles, o nosso reconhecimento.

Também agradecemos penhoradamente ao corpo administrativo e a todos os colaboradores que tornaram possível chegarmos a este momento vitorioso, pelo seu incansável empenho, tornando o TCMGO uma unidade de ação efetiva, disposta a se doar pelo privilégio de servir.

O TCM de Goiás, alinhado aos objetivos do Sistema de Controle Externo, espera, no meio da crise, fazer diferença no auxílio, no compartilhamento de boas práticas, na orientação aos gestores municipais, dando-lhes instrumentos que repercutam na antecipação do final da crise, tocando o coração das pessoas pelo motivo certo: um raio de esperança para o amanhã!
O hotsite será lançado nacionalmente no próximo dia 15 de abril.

Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto
Presidente do TCMGO e do CNPTC

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias