Home / Política

POLÍTICA

Caiado se encontra com Iris para café que teve presença de "Barack"

A visita do governador Ronaldo Caiado (DEM) ao ex-prefeito Iris Rezende (MDB), que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 4, em um escritório político localizado na avenida T-9, no Setor Marista, serviu para selar ainda mais a aproximação dos dois líderes políticos de Goiás e comunicar uma aliança que deve perdurar até mesmo nas próximas eleições.

Iris já deu sinais claros de que deve apoiar Caiado em uma disputa pela reeleição, caso ele queira.

A postura independe do MDB, já que Iris declarou sua "aposentadoria" ao negar uma disputa fácil de reeleição para gerir o Paço Municipal.

Por sua vez, em menor intensidade, especula-se nos bastidores que Iris pode voltar a disputar uma eleição, dessa vez para o Senado.

No encontro desta quinta-feira, Caiado encontrou ainda um novo "amigo": um cachorrinho que acompanhava o ex-prefeito. O governador tem demonstrado afeto para os animais, inclusive com a sanção de leis que protegem os pets.

O governador mencionou o encontro nas redes sociais: "Acho que o sorriso já fala por si só, não é minha gente?Além do papo com o amigo Iris Rezende, ainda conheci o Barack (sim, é em homenagem ao ex-presidente Barack Obama), esse cãozinho que participou do início ao fim da conversa".

Iris, por sua vez, disse, também em sua rede social, que foi com alegria que se encontrou com o governador de Goiás: “Receber o governador Ronaldo Caiado é sempre motivo de alegria. Um amigo que a vida pública me deu. Hoje tivemos a oportunidade de falar sobre inúmeras questões do nosso Estado. Bom ver sua liderança, sua motivação. Ele trabalha incessantemente por Goiás”.

Na pauta, os dois falaram da pandemia e os desdobramentos e bastidores políticos em Goiás e no restante do país.

Aproximação inédita

Iris e Caiado iniciaram um processo de aproximação política inédita no início da última década. O atual governador sempre se posicionou contra as perseguições e estratégias maliciosas que foram orientadas para reduzir a importância política de Iris.

Após romper com o grupo político que alimentava os ataques ao passado de Iris, o MDB apoiou Caiado em 2014 na disputa para o Senado. Por gratidão, Caiado fez campanha para Iris e reafirmou disposição de atuar no secretariado do emedebista, caso ele tivesse sido eleito.

Em 2018, diante da postura do comando do MDB, Iris apoiou Daniel Vilela ao governo, eleição, todavia, em que Caiado foi vitorioso ainda no primeiro turno.

Nos últimos dois anos de gestão de Iris e dois iniciais de Caiado como governador, ocorreu uma aproximação nunca vista no Estado.

Na história recente da política em Goiás, jamais dois governantes do Estado originários de grupos diversos, um ainda em plena atividade, se aproximaram de forma republicana e interessada em resolver os problemas e conflitos da população.

Na teoria política, a união entre Caiado e Iris não pode ser considerada estratégica ou orientada ao poder, mas destinada a atenuar problemas e dirimir conflitos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias