Home / Política

POLÍTICA

Testemunha ocular da História em Goiás

Renato Dias

Com mais de 200 mil mortos, além de 30 mil óbitos que poderiam estar subnotificados, nos 5.700 municípios do Brasil, o País vive, hoje, uma aguda crise sanitária, com a Pandemia do Coronavírus Covid 19, a falência do Sistema Único de Saúde, consolidado na Carta Magna pro­mulgada em 5 de outubro de 1988, sob Ulysses Guimarães, presidente do Congresso Nacional com Poderes Constituintes. A análise é do ex-prefeito de Aragarças, em duas gestões, ex-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, em 1977, ex-deputado estadual por dois manda­tos consecutivos, ex-presidente do Detran [GO], delegado de polícia aposentado, ex- preso po­lítico nos anos de 1972 e 1973, além de advogado, jornalista, escritor, autor de ‘Me­mó­ria Viva da Ditadura em Goiás’, José Elias Fernandes. Uma ‘testemunha ocular’. Da História do Estado.

_ Tempos sombrios. De escaladas autoritária e conservadora. De regressão de direitos. No Brasil. De 2016 a 2021.

Queda do PIB

O ex – parlamentar informa que o PIB, Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas no e pelo Brasil, terá queda acentuada em 2020 e 2021. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE] aponta a aceleração dos índices oficiais de desemprego com carteira assinada. Dados de 2020: 14,4 milhões de desempregados. Com a volta do Brasil ao Mapa da Pobreza, da ONU, a Organização das Nações Unidas, a miséria extrema atinge 65 milhões de pessoas, nas 27 unidades da federação, pontua. O operador do Direito relata que o corte no auxílio emergencial afetará ainda mais o quadro. Uma tragédia social anunciada, diagnostica. Aos 79 anos de idade, recuperado da Covid 19, está de volta a Goiânia. A Capital fundada em 1933. Por Pedro Ludovico Teixeira. O interventor de Getúlio Vargas. Em Goiás.

_ A violência policial, a ocupação ampla de membros das Forças Armadas da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a tentativa de aparelhamento da PM e da PC nos Estados é alarmante.

Fake News

Jornalista, com passagem pelo Cinco de Março e Diário da Manhã, membro da Associação Goiana de Imprensa, a AGI, anistiado político, integrante da Anigo [Associação dos Anistiados Políticos do Estado de Goias], José Elias Fernandes registra que o atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, eleito em um tsunami de Fake News, pisoteia a liberdade de imprensa, estimula atos contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, assim como executa uma Política Externa que fere a imagem do Brasil sob a Globalização. A derrota de Donald Trump e a sua reação de conclamar os seus adeptos a invadirem o Capitólio, com rastros de sangue, fragilizam tanto o Palácio do Itamaraty como a sua verve belicosa, atira. O ex-vereador de Goiânia acalentou um sonho: ser prefeito de Goiânia. Não conseguiu, porém.

_ Lamentável a morte de Maguito Vilela. Ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-governador, ex-senador, ex-vice-presidente do BB e prefeito de Goiânia eleito. Triste. Trágico.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias