Home / Política

POLÍTICA

Sedi e Goiás de Resultados apostam em projetos inovadores

Trabalhar com foco em inovação, a fim de otimizar os resultados, tem sido uma das prioridades do Governo de Goiás, que investe em tecnologia para prestação do serviço público. Uma das iniciativas para atingir esse objetivo é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e o Programa Goiás de Resultados para a realização de quatro projetos prioritários.

O Embaixadores da Inovação prevê a formação de uma rede de líderes de comunidade para difundir as políticas públicas e outras iniciativas do ecossistema goiano de inovação tecnológica em todas as regiões do Estado. A ideia é gerar novas oportunidades de mercado. Serão selecionados até 30 líderes regionais, que vão trabalhar de forma voluntária. Os escolhidos receberão capacitação e orientação da equipe da Sedi, bem como ferramentas para que possam realizar as conexões no ecossistema, de maneira alinhada com os projetos de desenvolvimento no estado.

Já o Mentores da Inovação prevê o apoio a empreendedores de base tecnológica, identificados nos municípios, com a formação de uma rede de empreendedores já consolidados, executivos, investidores-anjo, professores e pesquisadores. Esses profissionais vão compartilhar suas experiências com quem está começando ou quer melhorar o seu negócio.

Os empreendedores que desejarem receber apoio dos mentores também deverão se inscrever. O projeto está em andamento, selecionando os mentores e recebendo inscrições de quem deseja mentoria até o dia 30 de novembro pelo endereço: http://bit.ly/mentores-inovacao-goias-ciclo-mentoria-2020-2.

Outro projeto, que também passa pela inovação, prevê a difusão da responsabilidade ambiental, com o descarte responsável de materiais, periféricos e equipamentos de informática da administração pública. Por meio do Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos, o Sukatech, além da promoção da sustentabilidade, é oferecida formação profissional para jovens na área de tecnologia da informação. O Estado poderá ainda receber doações deste tipo de material também de organizações públicas e privadas.

O projeto prevê ainda a implantação de um Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação (CRC), que terá capacidade para processar cerca de 250 toneladas de resíduos eletrônicos ao ano, totalizando 500 toneladas de resíduos ao longo de 2 anos de execução, com a expectativa de que cerca de 1,5 mil computadores sejam recondicionados e doados a escolas públicas e instituições sociais, além de formação de mil jovens em três modalidades de cursos - Informática Básica, Eletrônica e Robótica livres e Manutenção de Computadores.

Por último, o Projeto Include, iniciativa do Governo do Estado de Goiás, por meio da Sedi em parceria com o Instituto Campus Party, estabelece a instalação de laboratórios tecnológicos em comunidades carentes, através de parcerias com instituições privadas e/ou públicas. Durante a Campus Party de 2019, o governador Ronaldo Caiado assinou protocolo para instalação de 15 unidades em Goiás.

Em outubro de 2020, os membros do projeto iniciaram as visitas técnicas às instituições pré-selecionadas para a instalação de seis laboratórios em Goiânia, Cavalcante, Alto Paraíso e Luziânia. “O Include capacitará, durante o período do projeto, gratuitamente, até 1,6 mil jovens de baixa renda, entre 10 e 18 anos de idade, em cursos de Tecnologias da Transformação Digital e Cidadania e Cultura Empreendedora, implantando laboratórios com ferramentas básicas da eletrônica, mecânica e robótica”, explica o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira.

O vice-governador Lincoln Tejota, coordenador do Goiás de Resultados, se mostra satisfeito com o andamento dos projetos. “Temos usado o que há de mais moderno no governo, pois sabemos que essa é a tendência para os bons resultados no presente e no futuro. Esses projetos inovadores modernizam a administração, mas também nos ajudam na capacitação e geração de emprego que, como diz o governador Ronaldo Caiado, é a melhor política social que existe. A união da expertise da Sedi com a sinergia do Goiás de Resultados tem dado certo, estamos orgulhosos”, destacou Lincoln Tejota.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias