Home / Política

POLÍTICA

Hackers que invadiram celulares de Moro e Dallagnol são soltos

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, determinou nesta terça-feira (29/9) a soltura de Walter Delgatti Neto, o vermelho, e Thiago Eliezer, os dois últimos presos da Operação Spoofing da Policia Federal (PF). A ação teve como alvo hackers que teriam invadido o celular de autoridades.

Em junho de 2019, o portal The Intercept Brasil começou a publicar uma série de reportagens com base em arquivos hackeados dos celulares de autoridades envolvidas na Operação Lava Jato, como o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

As mensagens que mostraram uma espécie de dobradinha entre acusações e juiz em alguns momentos foram roubadas, segundo o Ministério Público, por um grupo de hackers que atuava no interior de São Paulo.

Delgatti Neto está preso desde julho do ano passado e Eliezer, desde setembro. Contra o primeiro há outra condenação que, em tese, pode impedir a soltura.

O magistrado revogou as duas prisões preventivas aceitando o argumento da defesa de excesso de prazo, depois que audiência da ação penal na qual ambos são réus foram adiadas. Eles são representados pela Defensoria Pública da União (DPU).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias