Home / Política

POLÍTICA

Otoni quer internet gratuita e condena ensino à distância

Internet gratuita para os estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. É o que propõe, hoje, o deputado federal Rubens Otoni Gomide [PT]. O parlamentar formula críticas ao projeto do governador de Goiás, Ronaldo Caiado [DEM], enviado à Assembleia Legislativa do Estado [Alego], que quer instalar o ensino médio à distância. Na rede pública de educação. 

_ Demagogia de quem não consegue cumprir o seu papel em tempos de pandemia.

Graduado em Direito e em Ciências Sociais, o líder petista avalia, com exclusividade, que o governo estadual adota a política do ‘faz de conta’ que as aulas presenciais foram substituídas por aulas virtuais e que o suposto ensino à distância estaria funcionando com excelência e aprendizado de 100 por cento dos estudantes nos 246 municípios que compõem o Estado.

_ Um porcentual elevado dos alunos  não têm acesso à internet. Não se trata somente da realidade da zona rural. 

Estudantes do interior do Estado não conseguem acompanhar os estudos virtuais por não possuírem acesso  à internet e casos até de não possuir nem celular, informa Rubens Otoni. O acesso à educação é um direito constitucional, garantido pela Carta Magna promulgada em 5 de outubro do ano de 1988, dispara. O Estado deve garantir as condições, com a estrutura, diz

_ Indispensáveis  para professores, estudantes, servidores e à comunidade escolar.

O acesso gratuito à internet para todos é o primeiro passo, pontua. As aulas presenciais estão suspensas, relata. O Governo do Estado permanece inerte, destaca. Os professores não receberam treinamento, registra. Nem sequer um simples material de suporte pedagógico para orientação, desabafa. Dados apontam que 53% das escolas rurais não têm acesso à internet.

_ Uma opção rápida e eficiente é celebrar convênio com as operadoras. Para que o aluno tenha internet disponível. Gratuita.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias