Home / Política

POLÍTICA

Ministro Luiz Fux é eleito presidente do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, foi eleito presidente da Corte nesta quinta-feira (25). A vice-presidente será a ministra Rosa Weber. A eleição ocorreu de forma simbólica, porque não há disputa. Ele deve estar à frente do tribunal a partir do dia 10 de setembro, quando termina o mandato do presidente Dias Toffoli. Até esta data, Fux ocupa a vaga de vice-presidente. As informações são da Agência Brasil.

“Eu prometo aos meus colegas que vou lutar intensamente para manter o Supremo Tribunal Federal no mais alto patamar das instituições brasileiras. Vou sempre me empenhar pelos valores morais, pelos valores republicanos, me empenhar pela luta pela democracia e respeitar a independência entre os poderes dentro dos limites da Constituição e da lei. Que Deus me proteja”, afirmou o ministro Luiz Fux durante um breve discurso de agradecimento.

Segundo a reportagem, Luiz Fux tomou posse no STF em 2011, após ser indicado para o cargo pela ex-presidente da República Dilma Rousseff e ser aprovado pelo Senado. Ele é magistrado de carreira desde 1983. Foi responsável pela elaboração do Código de Processo Civil (CPC), aprovado pelo Congresso em 2015. Antes de chegar ao tribunal, Fux era ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), conforme a agência.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias