Home / Política

POLÍTICA

Goiás de Resultados avança no projeto de ressocialização de presos em Anápolis

Nesta terça-feira, 2, às 10h, o vice-governador Lincoln Tejota, coordenador do Programa Goiás de Resultados, estará à frente de uma reunião para dar andamento ao projeto de ressocialização carcerária na cidade de Anápolis. A ressocialização carcerária já é uma realidade em vários estados brasileiros, como em Santa Catarina, que com 7,2 mil presos trabalhando em atividades industriais, é uma referência de capacitação e reabilitação social e econômica dos internos. Em Goiás, o modelo de gestão social caminha a passos largos. Somente em 2019, o número de vagas de emprego para os presos dos regimes aberto e semiaberto aumentou em 288% em razão da atuação do governo estadual.

Agora, a ressocialização chega a Anápolis por meio de uma ação integrada e transversal. O projeto comandado pelo Programa Goiás de Resultados, em parceria com a Prefeitura de Anápolis, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e a iniciativa privada do município, proporcionará ao preso a oportunidade de trabalho e ainda a capacitação profissional.

A implementação do projeto faz parte da meta 02 do programa, denominada “Ressocialização”, que tem o intuito de promover a redução dos indicadores criminais por meio da empregabilidade de presos, dando uma resposta à sociedade, colocando os presos para trabalhar e diminuindo a reincidência criminal. Para Lincoln Tejota, esta é mais uma das ações de compromisso do Governo de Goiás com a gestão pública e com o retorno para o cidadão.

“Este projeto dará ao preso a oportunidade de aprender uma profissão, e ter ainda sua renda própria – conforme o artigo 29 da Lei 7.210/84 - evitando a possibilidade de reincidência criminal do presidiário quando ganhar a liberdade ou mesmo dos que ainda vivem nas penitenciárias. O baixo custo da mão de obra é um atrativo para as indústrias e, consequentemente, gera arrecadação ao município e estado. E essa arrecadação se converterá em benefícios para a população”, afirma.

A iniciativa é robusta e tem como proposta criar o Complexo Penitenciário Industrial Estadual em Anápolis. O diretor de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento de Anápolis, Raulison Resende, explica que a capacitação é importante para agregar na profissão pós-detenção. “A ideia inicial é de 8 horas de trabalho e 4 horas de estudos. Durante o dia temos a oportunidade de trabalho e, à noite, a de conhecimento. Nossa proposta é de que as indústrias interessadas se instalem nesse complexo, onde também teremos as salas de aulas em parceria com a Rede Itego e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ressalta.

O projeto Goiás de Resultados vem ao encontro das determinações do governador Ronaldo Caiado para combater o crime organizado no estado. De acordo com o vice-governador, o momento é oportuno para focar na ressocialização, até mesmo para que a economia se restabeleça em Goiás. “Sem os encargos trabalhistas e o menor custo para o empresário, maior será a receita. Temos trabalhado pensando em todos os setores e também em atender os anseios do povo goiano”, finaliza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias