Home / Política

POLÍTICA

Desmatamento em área de preservação na Chapada dos Veadeiros é proibido

O desmatamento nas fazendas Pequi e Alagoas, que ficam no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, na Chapada dos Veadeiros, Goiás, foi proibido pelo juiz Rodrigo Victor Foureaux Soares, da comarca de Cavalcante, a 500 km de Goiânia. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (8) pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO).

Seguindo o site, o magistrado atendeu pedido em ação popular para determinar que o arrendatário e arrendador dessas fazendas parem de praticar o desmatamento do Cerrado no local, ou impeçam que outras pessoas pratiquem.

Conforme o portal, as investigações apontam que a ideia era plantar soja no lugar da vegetação nativa que foi derrubada. Os autos destacam que o desmatamento da área foi realizado no local de cabeceira dos rios São Felix e Prata. Eles fornecem água para a população daquele território, que vive do ecoturismo.

O secretário do Meio Ambiente de Goiás denunciou o desmatamento da região. O fogo atingiu área de 1000 hectares, segundo o TJ-GO. O juiz estabeleceu uma multa diária de R$ 100 mil, caso a indicação não seja cumprida.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias