Home / Política

POLÍTICA

Ministros vão ser ouvidos em inquérito que apura declarações de Moro

Após ter acesso as informações do primeiro depoimento do ex-ministro Sergio Moro, o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras pediu nessa segunda-feira (4/5) ao ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) que três ministros citados por Moro sejam ouvidos pela Polícia Federal (PF) e que sejam feitas perícias.

Entre os que irão prestar depoimento estão o ministro Luiz Eduardo Ramos da Secretaria de Governo, o general Augusto Heleno do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e general Walter Souza Braga Netto da Casa Civil. Além dos ministros, a deputada federal Carla Zambelli (PSL/SP) também vai ser ouvida pela PF.

Aras pediu ainda que os delegados da PF Maurício Valeixo, Ricardo Saadi, Carlos Henrique de Oliveira Sousa, Alexandre Saraiva, Rodrigo Teixeira e Alexandre Ramagem também sejam ouvidos para esclarecer a questão sobre o repassa de informações referente a interesses privados do presidente diante do departamento, com o intuito de dar cargos e exonerar quem os ocupava.

Além de solicitar o depoimento dos ministros, Aras pediu também que seja encaminhada uma cópia do pedido de exoneração de Maurício Valeixo

A procuradoria pediu também a cópia do vídeo da reunião realizada no dia 22 de abril no Palácio do Planalto, onde participaram os ministros do governo, presidentes do banco e o vice-presidente da república e comprovantes das assinaturas da exoneração de Maurício Valeixo do cargo de Diretor-Geral da Polícia Federal, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de abril. Aras solicitou também o documento no qual o ex-diretor pede a exoneração do cargo, conforme publicado pelo Governo Federal, que a mesma teria acontecido a pedido de Valeixo ao presidente.

O procurador pede ainda que seja elaborada a cadeia de custódia de um laudo pericial do Setor Técnico-Científico da PF, para armazenamento dos dados contidos no celular do ex-ministro Sergio Moro, como também o relatório de análise das mensagens de texto e áudio, imagens e vídeos.

Aras solicita que a investigação seja feita no âmbito do inquérito 4.831 e que seja feita pelo Serviço de Inquéritos da DICOR - Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, para as diligências e que os depoimentos sejam marcados dentro de cinco dias úteis cotados a partir da intimação e com comunicação prévia a PGR para acompanhamento dos depoimentos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias