Home / Política

POLÍTICA

Futuro presidente do TSE diz que há chances das eleições municipais serem adiadas

Marcada para o próximo dia 4 de outubro de 2020 o primeiro turno das eleições municipais pode ser adiado, o futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Roberto Barroso afirmou nesta sexta-feira (1º/5) que existe o risco real do pleito eleitoral ser adiado em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Vale ressaltar que existe segundo turno apenas para cidades com mais de 200 mil eleitores e a princípio a data para o segundo turno é dia 25 de outubro. E para alterar a data das eleições municipais é preciso a aprovação do Congresso Nacional.

"Se fosse pela minha vontade eu não mudaria nada, pois as eleições são de fundamental importância para a democracia. No entanto, o melhor para nós é fazermos as eleições, todavia há um risco de que a corrida eleitoral possa ter que ser adiada", disse o ministro durante uma transmissão feita pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB).

Barroso vai ocupar a vaga de presidente do TSE em substituição a Rosa Weber no final do mês

Barroso vai ocupar o lugar da ministra Rosa Weber na presidência do TSE no final deste mês. Conforme o ministro caso não haja possibilidade do pleito ser realizado em outubro, as eleições deve ser feitas no máximo até dezembro para não ter o risco de se prorrogar os mandatos.

Durante a transmissão o ministro afirmou que é contra a ideia de fazer uma eleição unificada em 2022, pelo fato da mesma exigir a prorrogação por dois anos dos mandatos de prefeitos e vereadores atuais.

"A democracia é feita de eleições periódicas e alternância no poder, e os prefeitos e vereadores que estão em exercício foram eleitos para quatro anos", pontua Barroso.

Além disso o futuro presidente do TSE acredita que o grande número de candidatos iria comprometer a qualidade do voto, em busca de uma escolha consciente para assumir os cargos de deputados estaduais e federais, senadores, governadores, prefeitos, vereadores e presidente da República.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias