Home / Política

POLÍTICA

Ciro afirma que Trump e Bolsonaro cometem assassinatos ao indicar o uso da cloroquina

Em entrevista concedida hoje (9), o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), declarou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agem como "políticos irresponsáveis" ao recomendar o uso da cloroquina no combate a Covid-19, sem comprovação científica.

Segundo Ciro, atitudes como essa nada mais são do que "assassinato". Em seu discurso sustentou que "o que não pode é um político, seja ele quem for, [ir] contra os protocolos, contra o estabelecido pela ciência. Porque todo remédio tem uma contraindicação. Se você não estabelece as pesquisas, o domínio, acho que francamente nada mais é do que assassinato, aquilo que está sendo feito por políticos irresponsáveis, entre os quais, o seu Donald Trump e o senhor Jair Messias Bolsonaro no Brasil", disse.

Ciro Gomes ainda ressaltou que o público leigo deve sair da discussão em torno do medicamento porque está "prejudicando a população. Por duas questões: aqueles que estão precisando do remédio não encontram e aqueles que acham que podem se automedicar vão se envenenar", confirmou. Ao ser inquirido sobre o fato de médicos de renome terem feito uso do medicamento, como o infectologista David Uip, Ciro reiterou que os profissionais tem conhecimento do que estão " fazendo com o próprio corpo" e que a indicação não é "papel de político".

Uso da cloroquina é uma das principais reinvindicações do presidente Bolsonaro

Em pronunciamento ontem, em rede nacional, Bolsonaro voltou a defender o medicamento. O uso da cloroquina no atendimento a pacientes infectados com o novo coronavírus tem sido uma das principais bandeiras do presidente durante a crise da pandemia.

Durante sua pronúncia ele elogiou o médico Roberto Kalil por assumir ter usado a substância em seu próprio tratamento. David Uip, relutou em admitir o uso, e pediu "respeito"ao ser questionado sobre o uso.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias