Home / Política

POLÍTICA

Morre Manoel dos Reis, ex-prefeito de Goiânia (1970-74)

Morreu no início da noite de sexta-feira, 13, de complicações respiratórias, o ex-prefeito de Goiânia, médico Manoel dos Reis e Silva. Ele estava internado no Hospital Neurológico de Goiânia.

A família, até o fechamento desta edição, não tinha informado o local de velório e enterro.

Ele integrou a Arena e contribuiu com os governos das décadas de 1960 e 1970, em Goiás.

Manoel foi o gestor da Capital entre os anos de 1970 e 1974 após ser nomeado pelo ex-governador Otávio Lage. Sucedeu Leonino Caiado, que acabou posteriormente ocupando o comando do Palácio das Esmeraldas.

Manoel tinha 93 anos e deixa cinco filhos: Ricardo Costa Silva, Maria Cristina Silva de Oliveira, Sandra Maria Silva Marques Braga, Manoel dos Reis Silva Filho e Maria Rita Costa Silva Rincon.

Em maio do ano passado, perdeu sua esposa, Maria Antonieta.

Pensador da política regional, em 2017 disse ao “Diário da Manhã” que a solução para as turbulências políticas do Brasil era o parlamentarismo. “Acredito que a melhor forma para encaminhar soluções para o Brasil passa por uma mudança na forma de governo e de representação legislativa para a população. Eu já defendi outras vezes e reitero que o melhor para o Brasil é um regime parlamentarista com um parlamento eleito pelo voto distrital. Isso, porque uma forma de governo parlamentar possibilita a troca de políticas com mais facilidade e menos traumática do que nesse sistema presidencialista que temos hoje”.

Como médico, foi um dos pioneiros da Universidade Federal de Goiás (UFG). Nela, foi catedrático de otorrinolaringologia, sua especialidade.

Manoel nasceu em Trindade, quando a cidade pertencia ao município de Campinas. Herdou do pai, coronel João Braz, líder político da região, o gosto pela administração pública. A família esteve aliada do interventor Pedro Ludovico Teixeira.

O ex-prefeito desempenhou também atividades como líder ruralista. Ocupou, por exemplo, a presidência da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA).

Fundou ainda o Country Clube e ocupou a presidência do Banco do Estado de Goiás (BEG).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias