Home / Política

POLÍTICA

Após receber título de cidadão honorário de Paris, Lula vira capa de jornal francês

Depois de receber título de cidadão honorário de Paris na última segunda-feira (2), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é capa do jornal francês L'Humanité desta quinta-feira (5). O veículo anuncia uma "ótima entrevista" com o presidente. Além disso, destaca que Lula ficou 580 dias preso no Brasil e conversou sobre suas lutas pela democracia e contra a desigualdade.

Reprodução: Twitter @ L'Humanité

O ex-presidente divulgou nas redes sociais há uma semana, que iria à Europa receber título em Paris e debater desigualdade em Genebra e Berlim.⁣⁣ A honraria que conquistou na França foi concedida à Lula enquanto ainda estava preso em Curitiba.

Ele está na capital francesa, acompanhado do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e da ex-presidenta Dilma Roussef. Lula viajou a convite da prefeita da cidade, Anne Hidalgo, para entrega da premiação.

Ele se encontrou na França com Jean-Luc Mélenchon, líder do movimento político da França Insubmissa. Além do fotógrafo Sebastião Salgado, quando conversaram sobre a Amazônia, desenvolvimento sustentável, biodiversidade brasileira e sua preservação.

Prefeita de Paris, Anne Hidalgo e Lula durante entrega de título de cidadão honorário de Paris. Ex-presidente disse nas redes sociais que nunca esteve mais motivado do que está agora a brigar pela democracia do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert

Lula também almoçou com o ex-presidente da França, François Hollande. Já Na Escola de Economia de Paris se encontrou com o economista Thomas Piketty, autor de “O Capital no século XXI". Piketty coordena um laboratório de estudos sobre a desigualdade no mundo. Ontem o ex-presidente francês Nicolas Sarcozy esteve com Lula. Eles refletiram sobre o avanço da extrema direita no Brasil e no mundo.

Dilma Roussef, Nicolas Sarcozy, Lula e Fernando Haddad em Paris. Foto: Ricardo Stuckert

Agenda movimentada até a próxima semana

Conforme divulgado nas redes sociais, Lula deve visitar Genebra no dia 6. Ele se encontrará com representantes do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), que congrega mais de 340 igrejas em mais de 120 países. Na pauta, o ex-presidente deve abordar a desigualdade social, tema central do encontro com o papa Francisco no Vaticano. Ainda na Suíça, o ex-presidente participa de encontro com representantes de sindicatos globais.⁣⁣
⁣⁣
Já em Berlim, Lula vai se reunir com lideranças políticas e com representantes do movimento sindical alemão. No dia 9, o ex-presidente participa de Encontro em Defesa da Democracia no Brasil, ato público em que deve encontrar representantes dos comitês internacionais Lula Livre.⁣⁣

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias