Home / Política

POLÍTICA

Bolsonaro insulta Paulo Freire ao chamá-lo de “energúmeno" e diz que TV Escola "deseduca!

Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, além de escritor e filósofo foi criticado pelo presidente Jair Bolsonaro, na manhã desta segunda-feira (16/12). ao chamá-lo de “energúmeno. Ainda declarou que a programação da TV Escola “deseduca”.

Bolsonaro fez as afirmações ao ser questionado sobre a não renovação do contrato por parte do Ministério da Educação (MEC) com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que gere a TV Escola.

O presidente disse que a audiência da TV Escola é muito baixa e questionou; “Você conhece a programação da TV Escola? Deseduca”. Depois insistiu na crítica: "Quem assiste a TV Escola? Ninguém assiste. Dinheiro jogado fora”, acrescentou.

Leia a declaração de Bolsonaro:

“Era uma programação (da TV Escola) totalmente de esquerda, ideologia de gênero, dinheiro público para ideologia de gênero. Então, tem que mudar. Reflexo, daqui a cinco, 10, 15 anos vai ter reflexo. Os caras estão há 30 anos [no ministério], tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire da vida, esse energúmeno, ídolo da esquerda", disse

Paulo Freire

Paulo Freire foi o mais célebre educador brasileiro, além de escritor e filósofo, criador do método inovador no ensino da alfabetização, para adultos, trabalhando com palavras geradas a partir da realidade dos alunos.

Patrono da educação brasileira em 2012, o educador foi agraciado com cerca de 48 títulos, entre doutorados honoris causa e outras honrarias de universidades e organizações brasileiras e do exterior. É considerado o brasileiro com mais títulos de doutorados honoris causa.

Entre suas obras, "Pedagogia do Oprimido" é o único livro brasileiro a aparecer na lista dos 100 títulos mais pedidos pelas universidades de língua inglesa consideradas pelo projeto Open Syllabus.

No campo de educação, a obra de Paulo Freire figura em segundo lugar como a mais pedida nas universidades dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Logo após o golpe militar, o método de alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaça à ordem, pelos militares. Viveu no exílio no Chile e na Suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área de educação. Faleceu em São Paulo em 1997

Assim como o presidente, os integrantes os aliados de Bolsonaro também criticam o obra de Paulo Freire e atribuem a ela o baixo desempenho escolar do país em desvantagem a investimentos no setor e na formação de professores.

Com informações do G1 e no site www.ebiografia.com/ Paulo Freire

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias