Home / Política

POLÍTICA

Caiado às forças policiais: “Vocês construíram uma ‘escola’ de Segurança Pública em Goiás”

Foto: Hegon Corrêa

“Vocês construíram uma ‘escola’ de Segurança Pública no Estado de Goiás. O ministro Sérgio Moro e o presidente Jair Bolsonaro citam vocês como referência nacional.” As palavras de reconhecimento foram proferidas pelo governador Ronaldo Caiado aos agentes prisionais e demais integrantes das forças policias goianas reunidos na manhã desta quarta-feira (20/11), na sede da Secretaria de Segurança Pública, durante a entrega simbólica de novos e modernos equipamentos à Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), em um investimento de R$ 6,7 milhões.

O investimento envolve recursos estaduais e do Governo Federal, por meio do Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Depen/MJSP). “O nome Ronaldo Caiado abre portas em Brasília. O governador tem uma abertura muito grande nos ministérios e não é diferente no Ministério da Justiça e Segurança Pública”, destacou o diretor-geral da DGAP, coronel Wellington de Urzêda Mota.

Para Fábio Alex Trindade da Silva, diretor da Casa de Prisão Provisória de Aparecida de Goiânia, este investimento, da forma como está sendo feita, “vai fazer com que todos os servidores possam trabalhar com mais eficiência e qualidade, em prol da Segurança Pública”. Fábio recebeu das mãos do governador seu colete balístico multiameaça nível II-A. “É a primeira vez que esse colete é distribuído no Estado de Goiás a agentes. Esta é só uma amostra de que, quando não se rouba, o dinheiro realmente dá condições de atender às necessidades”, afirmou Caiado. Ao todo, serão entregues 275

Coronel Urzêda detalhou a importância do colete balístico. “Dentro da unidade prisional, o perigo para o agente é muito mais um objeto perfurocortante, como uma faca ou canivete, do que uma arma de fogo. Compramos pela primeira vez esse colete, que é bem mais caro, mais pesado e grosso, para proteger o nosso servidor que trabalha dentro do cárcere diante destas ameaças. O equipamento protege contra disparo de arma de fogo, e também contra facadas, riscos ou cortes”, explicou.

Além disso, foram entregues 1.100 algemas de tornozelo e de transporte, 56 portais detectores de metal, 280 pistolas PT100, 59 viaturas locadas em substituição às viaturas Renault/Kangoo 2009/2010 (frota própria). Destes, são oito Pálios Weekend já entregues, enquanto que 51 Chevrolet Spin posteriormente. Há também 13 equipamentos de scanner corporal e 110 aparelhos de ar condicionado. Quanto aos scanners, são um dos mais modernos que há no mercado, segundo Caiado. “O bodyscan evita que pessoas entrem com substâncias escondidas no corpo”, explicou Urzêda. O vídeo institucional exibido na solenidade mostrou que em Formosa, o novo equipamento já apresentou resultados, barrando a entrada de 80 celulares e acessórios de telefonia móvel.

Segundo informou Urzêda, todos os equipamentos serão distribuídos a partir desta quarta-feira (20/11), para uso imediato. Já de posse de uma das pistolas, também repassada por Caiado, Marcela Rejane Ferreira dos Santos, do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais, afirmou que a entrega é benefício para além de servidores como ela. “Com equipamento que nos dão mais respaldo e segurança, obviamente a sociedade também está mais protegida e segura.”

O governador Ronaldo Caiado destacou que a competência das forças policiais e seu bom desempenho no combate à criminalidade têm atraído agentes de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países, como a Argentina, para participarem de cursos de formação e capacitação em Corporações como os Bombeiros e a Rotam. “Nossa polícia está hoje extremamente especializada, preparada e com todos os instrumentos para poder dar segurança à população do Estado de Goiás”, frisou. A entrega dos equipamentos parte da crença do Governo do Estado de que o desempenho das forças de segurança depende diretamente das condições de trabalho.

Também estiveram presentes na solenidade a secretária de Estado, Valéria Torres (Comunicação); os deputados estaduais Álvaro Guimarães e Delegado Eduardo Prado; a juíza Sirley Martins, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO); o presidente em exercício da OAB Goiás, Thales Jayme; o Comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, Coronel Renato Brum; o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, Odair José Soares; coronel Hofman Gomes Rodrigues, do Corpo de Bombeiros; o superintendente do Procon Goiás, Wellington Bessa; vereador por Goiânia, Dr. Gian Said; presidente da Associação dos Agentes e Servidores do Estado de Goiás (Aspego), Adalto Nunes, além de servidores e agentes de Segurança Pública.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias