Home / Política

POLÍTICA

TV Globo é ofendida por Bolsonaro e emissora se posiciona

Por meio de uma transmissão em redes sociais nesta quarta-feira (30/10), direto da Arábia Saudita, o presidente Jair Bolsonaro ofendeu a TV Globo e disse que só aprovaria a renovação da concessão da emissora se o processo estivesse "enxuto".

Em um determinado momento do vídeo, Bolssonaro afirmou que a TV Globo seria uma "patifaria". Além disso, ele ressaltou que a matéria que foi ao ar falando sobre o caso Mrielle Franco seria uma "canalhice".

"Isso é uma patifaria, TV Globo! TV Globo, isso é uma patifaria! (...) é uma canalhice o que vocês fazem uma ca-na-lhi-ce, TV Globo. Uma canalhice fazer uma matéria dessas em um horário nobre, colocando sob suspeição que eu poderia ter participado da execução da Marielle Franco, do PSOL."

Por último, como fez na última segunda-feira (28/10), Bolsonaro voltou a ameaçar a concessão da Globo: "Temos uma conversa em 2022. Eu tenho que estar morto até lá. Porque o processo de renovação da concessão não vai ser perseguição, nem pra vocês nem para TV ou rádio nenhuma, mas o processo tem que estar enxuto, tem que estar legal. Não vai ter jeitinho pra vocês nem pra ninguém", disse o presidente.

Confira a nota divulgada pela TV Globo:

"A Globo não fez patifaria nem canalhice. Fez, como sempre, jornalismo com seriedade e responsabilidade. Revelou a existência do depoimento do porteiro e das afirmações que ele fez. Mas ressaltou, com ênfase e por apuração própria, que as informações do porteiro se chocavam com um fato: a presença do então deputado Jair Bolsonaro em Brasília, naquele dia, com dois registros na lista de presença em votações.

O depoimento do porteiro, com ou sem contradição, é importante, porque diz respeito a um fato que ocorreu com um dos principais acusados, no dia do crime. Além disso, a mera citação do nome do presidente leva o Supremo Tribunal Federal a analisar a situação.

A Globo lamenta que o presidente revele não conhecer a missão do jornalismo de qualidade e use termos injustos para insultar aqueles que não fazem outra coisa senão informar com precisão o público brasileiro. Sobre a afirmação de que, em 2022, não perseguirá a Globo, mas só renovará a sua concessão se o processo estiver, nas palavras dele, enxuto, a Globo afirma que não poderia esperar dele outra atitude. Há 54 anos, a emissora jamais deixou de cumprir as suas obrigações."

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias