Home / Política

POLÍTICA

Sérgio Moro amplia o sigilo sobre gastos da Polícia Federal

Sergio Moro, o Ministro da Justiça, ampliou o sigilo sobre os gastos da Polícia Civil. Nesta segunda-feira (16), portaria foi publicada no "Diário Oficial da União",atualizando uma norma que está em vigor desde 2011.

A norma em questão buscar estabelecer quais são as peculiaridades do Departamento de Polícia Federal para utilizar o chamado "suprimento de fundos", que é uma maneira excepcional de gastar verba pública com características especiais.

A norma em vigor permitia que os gastos da Polícia Federal fossem sigilosos apenas quando envolvem suprimento de fundos em investigações e operações de inteligência e contrainteligência, no país e no exterior; aquisição de material permanente que será usado nessas operações e na proteção de depoentes especiais.

O ministro Sérgio Moro, por meio da nova portaria, também tornou sigilosos os gastos com investigações e operações policiais, no País e no exterior ; e a prevenção e repressão dos crimes de sua competência e de outras infrações determinadas pelo Ministro de Estado da Justiça e da Segurança Pública.

De acordo com informações retiradas do Portal da Transparência do Governo Federal, de janeiro a agosto deste ano, os cartões de pagamentos do governo foram utilizados para gastos de R$ 31,17 milhões, nos quais R$ 6,42 milhões pelos cartões em posse da Polícia Federal (20,6% do total).

Segundo estes dados, 94,66% dos gastos efetuados neste ano pela Polícia Federal com cartões de pagamento já foram sigilosos.

Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias