Home / Política

POLÍTICA

Municípios com poder de decisão no FCO

Prefeito Caio Sousa (de óculos) participando de reunião do CONDEL

Assessoria de Comunicação da AGM

Aos poucos a luta municipalista vai obtendo suas vitórias.  E uma delas, principalmente para Goiás, foi o fato de um prefeito goiano integrar o Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro Oeste (CONDEL/Sudeco) que também é composto por um governador, um ministro de Estado, um representante de Instituição Financeira Federal que administra o FCO (Banco do Brasil) e um representante da União.

Por indicação da Associação Goiana de Municípios (AGM) o prefeito de Caiapônia Caio de Sousa Pereira Lima foi nomeado para o cargo e participou de reunião em Brasília quando teve a oportunidade de apresentar questões de interesse restrito dos municípios. A reunião foi preparatória para outra de cunho deliberativo, dia 16 próximo, e da qual participarão os governadores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

“É muito importante o prefeito ter participação e direito de voto ao lado de governadores, ministros e representante do Governo Federal” salienta Caio Sousa argumentando “que a partir de agora estaremos colocando em pauta as reivindicações específicas dos municípios e os assuntos de nossos interesses”.

Prova disso foi a sugestão apresentada por ele, e bem aceita pelos demais integrantes, no sentido de minimizar um grave problema enfrentado pelos municípios da Região Centro-Oeste. Refere-se à construção de pontes e mata-burros na zona rural. Normalmente esse trabalho é demorado devido a exigência de realização de licitações e outros empecilhos burocráticos.

O prefeito sugeriu a utilização de recursos do FCO para financiar produtores rurais com pagamentos feitos com três anos de carência e financiamentos em dez anos na realização dessas obras. “Nesse caso essas obras poderão ser realizadas através de Parceria Público Privada (PPP), dando maior agilidade ao processo e reduzindo os seus custos. As prefeituras também poderão participar com a utilização de suas máquinas e de trabalhadores, ampliando ainda mais a parceria”.

O Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro Oeste (CONDEL/Sudeco) foi criado em 2009 e promove reunião uma vez por mês.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias