Home / Política

POLÍTICA

Filho do ex-ministro Edison Lobão é preso pela PF

O filho do ex-senador e ex-ministro Edison Lobão, foi preso na manhã desta terça-feira (10), no Rio de janeiro, na 65ª fase da Lava Jato. A operação apelidada de Galeria, cumpre ainda 11 mandados de busca e apreensão. A ação investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados ao pagamento de propina na construção de Belo Monte e a Transpetro, subsidiária da Petrobras.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF). A prisão de Márcio Lobão é preventiva (por tempo indeterminado) e foi efetuada no Rio de Janeiro (RJ). Além do Rio, as equipes policiais também cumprem mandados em Brasília.

Entre os alvos de busca e apreensão, estão endereços de galeria de arte e de agentes financeiros que, de acordo com o MPF, atuavam perante bancos e administravam as contas de Márcio Lobão no exterior.

Segundo o MPF, além desses crimes, são investigados benefícios em mais de 40 contratos de quase R$ 1 bilhão. Esses contratos, foram firmados pelas empresas Estre Ambiental, Pollydutos Montagem e Construção, Consórcio NM Dutos e Estaleiro Rio Tietê.

De acordo com as investigações, Márcio Lobão e Edison Lobão solicitaram e receberam propinas dos Grupos Estre e Odebrecht em R$ 50 milhões entre 2008 e 2014.

O mandado de prisão foi expedido contra Márcio Lobão porque, conforme o MPF, há indícios de que ele permanecia praticando o crime de lavagem de dinheiro em 2019.

Com informações do G1 e CB

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias