Home / Política

POLÍTICA

Governo suspende edital de apoio a séries e filmes LGBT

Enquanto boa parte do mundo está preocupada com as queimada que ocorrem na Amazônia há quase 20 dias, algumas mudanças na política brasileira foram feitas. Entre elas, a decisão de suspender o edital de apoio a filmes e séries LGBT.

Na última quarta-feira (21/8), o governo decidiu suspender o edital de apoio a filmes e séries sobre diversidade de gênero e sexualidade, após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ter criticado produções com temática LGBT.

A suspensão do edital lançado no ano passado para selecionar produções nacionais com temática LGBT que receberiam recursos do Fundo Setorial do Audiovisual aconteceu dias depois de Bolsonaro dizer que não permitiria que a Agência Nacional do Cinema (Ancine) liberasse verbas para produções LGBT. “É um dinheiro jogado fora. Não tem cabimento fazer um filme com esse tema“, disse em uma transmissão no Facebook.

Entre as 14 categorias das produções audiovisuais que receberiam apoio do edital estão diversidade de gênero, sexualidade, raça, sociedade e meio ambiente, manifestações culturais, qualidade de vida e biográfico.

A suspensão tem o prazo de 180 dias, pode ser prorrogado por igual período. O texto destacou ainda que haverá uma “revisão de critérios e diretrizes para a aplicação dos recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, bem como que sejam avaliados os critérios de apresentação de propostas de projetos, os parâmetros de julgamento e os limites de valor de apoio para cada linha de ação”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias