Home / Política

POLÍTICA

Coronel Adailton faz Sessão especial ao Dia Nacional do Bombeiro Militar

Em homenagem ao Dia Nacional do Corpo de Bombeiros Militar, comemorado no dia 02 de julho, o deputado Coronel Adailton (Progressistas), propôs e presidiu a sessão especial da Assembleia Legislativa, na noite do dia 24 de junho, que concedeu certificados de Honra ao Mérito a 15 integrantes da Corporação, fazendo justiça a uma das instituições mais admiradas e confiáveis da sociedade brasileira. Na ocasião, o deputado fez questão de recordar um pouco da história e dos feitos marcantes dos guerreiros do fogo, mas que, na verdade, assumiram funções as mais diversas na sua configuração atual.

O deputado Coronel Adailton disse que “A trajetória do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás precisa ser melhor conhecida, até como forma de valorizar, ainda mais, o trabalho desses profissionais que, dia e noite, estão sempre dispostos a correr riscos enormes para salvar vidas humanas, executar atividades de Defesa Civil, prevenção e combate de incêndios, buscas, salvamentos, socorros públicos e também de resgate e salvamento de animais e de vítimas de acidentes domésticos e de intercorrências graves de saúde, além de todos os tipos de intervenções que exigem treinamento, preparo e coragem para que o final seja o melhor possível”.

Em Goiás, o Corpo de Bombeiros nasceu de uma necessidade do governo, mais especificamente, depois de incêndio ocorrido no salão de festas do Palácio das Esmeraldas. Logo após o episódio, em novembro de 1957, foram designados 11 policiais militares para frequentarem o curso de Bombeiros no Estado de Minas Gerais. Posteriormente, em dezembro de 1958, foi editada a Lei n. 2.400, que criou a Companhia de Bombeiros na Capital, dentro da estrutura da Polícia Militar do Estado de Goiás.

Já em 1963, a Companhia de Bombeiros mudou-se para o Setor Central de Goiânia e, em 10 de novembro de 1964, a Companhia de Bombeiros foi situada no 1º Batalhão da Polícia Militar (denominado Batalhão Anhanguera), localizado no Comando Geral da Polícia Militar e, no dia 14 de novembro de 1967, o Corpo de Bombeiros é assim referido pela primeira vez em Goiás, recebendo a estrutura de Batalhão.

Até então, o Corpo de Bombeiros era utilizado também nas operações de vulto da Polícia Militar, inclusive fazendo policiamento ostensivo, a pé, nos principais pontos da Capital. Até que, pela ação pioneira dos seus integrantes, a Constituição Estadual, promulgada em 5 de outubro de 1989, criou o Corpo de Bombeiros Militar, como um dos órgãos componentes da Segurança Pública Estadual. No dia 1º de janeiro de 1990, o governador do Estado nomeou o 1º Comandante Geral da Corporação, o coronel PM Pedro Francisco da Silva.

Depois da breve regressão histórica, o deputado Coronel Adailton observou que o Corpo de Bombeiros Militar sempre participou dos grandes momentos da sociedade brasileira, lembrando os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, quando, especialmente na segunda tragédia, para onde foi enviada uma equipe goiana para ajudar nas buscas e possíveis resgates de vítimas do lamaçal. Ele destacou a disciplina, presteza, honestidade, coragem ímpar e inegável eficiência da Corporação, que a tornaram uma das instituições mais respeitadas pela população.

Os certificados de Honra ao Mérito do Parlamento Goiano foram entregues aos 15 integrantes da Corporação, mas que é uma homenagem a todo o efetivo de 2.700 homens e mulheres, na presença do deputado Major Araújo; do coronel Anderson Cirino, subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, representando o Comando e o governador Ronaldo Caiado; do coronel Ricardo rocha, chefe da Assistência Militar da Assembleia Legislativa e representante do Comando Geral da Polícia Militar de Goiás, do vereador Thiago Viera Lopes (Thiago Bala), de Itaguaru e do Coronel Amin, comandante da Academia de Ensino do Bombeiro Militar; além de familiares, amigos, irmãs e irmãos de farda e admiradores.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias