Home / Política

POLÍTICA

MEC vai cortar 30% das verbas de todas as universidades federais

Por meio de nota, o Ministério da Educação (MEC) informou que o corte de verba em 30% para as universidades federais atingiria todas, e não apenas para as universidades de Brasília (UnB), da Bahia (UFBA) e a Fluminense (UFF).

De acordo com a pasta, o critério para o bloqueio no orçamento "foi operacional, técnico e isonômico para todas as universidades e institutos" em função da restrição imposta pelo governo. Ao total, a restrição de verba atinge R$ 2,5 bilhões.

A nota foi publicada cerca de 12 horas após o próprio MEC ter confirmado, em outro comunicado oficial, o bloqueio nas verbas das três instituições. De acordo com o ministro Abraham, as três universidades haviam tido o orçamento bloqueado por fazerem " balbúrdia ", além de baixo desempenho acadêmico, e ameaçou outras instituições, como a Universidade Federal do Juiz de Fora (UFJF), que estava, segundo ele, "sob avaliação".

Já na segunda nota, em que informa que o bloque será para todas as universidades, o MEC afirma que "estuda aplicar outros critérios como o desempenho acadêmico das universidades e o impacto dos cursos oferecidos no mercado de trabalho". A pasta afirmou que teve R$ 5,8 bilhões bloqueados pelo decreto do governo.

O MEC disse que o bloqueio poderá ser revisado pela área econômica "caso a reforma da previdência seja aprovada e as previsões de melhora da economia no segundo semestre se confirmem. A pasta informou também que todas as universidades e institutos já tiveram 40% do seu orçamento liberado para empenho.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias