Home / Política

POLÍTICA

Wilder Morais é nome escolhido para coordenar transição

Escolhido para coordenar a equipe de transição do governador eleito Ronaldo Caiado, o senador Wilder Morais informou que terá uma equipe de técnicos especiali­zados, formada pela instituição Co­munitas, apresentada por Caiado como a responsável por toda a par­te técnica do processo.

Durante entrevista coletiva, foi esclarecido que a consultoria con­tratada possui viés totalmente técni­co, defendido durante as eleições, e que será incumbida de fazer todo o levantamento da situação e produ­zir os relatórios que subsidiaram as novas ações e gestão estadual.

Em relação ao trabalho da Co­munitas, Wilder adiantou: “Essa equipe virá dando sugestões para que nós possamos fazer um relató­rio preciso e detalhado de cada área”.

O senador acrescentou que a par­tir de agora não haverá mais nenhum dia de descanso até a posse do gover­nador eleito, em janeiro, e que cada área, nesse trabalho de transição, contará com um técnico especialista.

PRIMEIROS PASSOS

Wilder Morais adiantou que o próximo passo é solicitar um rela­tório detalhado de todas as pastas da atual administração, com base nesses relatórios serão adotadas a medidas para a próxima gestão. Também está previsto um levan­tamento de todos os bens do esta­do e de todas as pendências e dívi­das existentes. Como coordenador da equipe, Wilder Morais acredita que haverá transparência no pro­cesso e disse ser certa a boa von­tade do atual governo em auxiliar a transição, assim como no poten­cial técnico da Comunitas.

Ronaldo Caiado disse que Wilder Morais e Adib Elias por enquanto são os nomes a comporem esse pri­meiro momento do futuro governo e que ele está ainda “no primeiro de­grau” dos estudos de possíveis no­mes para todos os escalões da nova administração. “Eu como cirurgião, gosto de seguir etapas, primeiros fa­zemos o diagnóstico, depois decidi­mos qual o tratamento adotar”, com­pletou o governador eleito.

PERFIL DO SENADOR WILDER MORAIS

Wilder Morais alia perfil técnico e político

Wilder Morais é senador da República, mas tem perfil técnico: formou-se em engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), tem profundo conhecimento de cálculos e empreendedorismo.

É um dos proprietários da Orca Construtora, que se notabilizou nas últimas décadas por construir supermercados da rede Carrefour em vários países do mundo.

Como empresário, Wilder tornou-se conhecido por realizar negócios exclusivamente com o segmento privado.

Assumiu mandato de senador em 2012, tornando-se líder do grupo de 13 senadores – aliança política determinante para a provação da pauta de interesse do Governo Federal. Foi vice-líder da presidência da República na mesma casa e assumiu comissões importantes, como a que relatou as Obras Paradas.

É autor da proposta de lei convertida na Lei Federal 13.490/17 que modifica a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e que permite o investimento direito da iniciativa privada nos projetos de pesquisa científica – mesmo modelo das grandes faculdades americanas.

Durante a campanha eleitoral deste ano, a imprensa o reconheceu como o parlamentar que mais trouxe recursos para Goiás em toda história, entre emendas orçamentárias e articulações junto aos ministérios, Caixa Econômica Federal e demais empresas públicas.

Conforme levantamento da imprensa no Senado Federal e ministérios, os aportes chegaram a R$ 4,5 bi em seis anos de mandato.

Nas eleições deste mês, ficou em terceiro lugar na disputa para o Senado, com quase 800 mil votos, tornando-se o candidato estreante a mais ter votos na história das disputas majoritárias. Em volume de votos e proporcionalmente, teve mais votos do que os candidatos ao governo, fora o senador eleito, Ronaldo Caiado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias