Home / Política

POLÍTICA

Gilberto Marques Filho instala nova vara em Jataí

A comarca de Jataí foi benefi­ciada ontem com a instalação da 4ª Vara Cível, Família e Sucessões, como medida do Plano de Rees­truturação Judiciária, previsto na Lei nº 20.254. A solenidade foi condu­zida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho. Na ocasião, o magistrado sa­lientou que “a iniciativa proporciona uma justiça mais célere à socieda­de, uma vez que são 33 novas va­ras – justamente onde foram cons­tatadas que há mais ações novas anualmente, numa demonstração real da necessidade”. Paralelamen­te à instalação, o plano prevê a cria­ção de seis novos cargos de desem­bargadores, para abordar também o segundo grau. “Além do previsto na Lei, na minha gestão, revolucio­namos os julgados dos Juizados Es­peciais, com a criação da estrutura permanente das Turmas Recursais”, lembrou o presidente.

Jataí, na região sudoeste goia­no, tem quase 100 mil habitantes e se destaca pela forte presença nas áreas agrícola e pecuária, sendo o maior município em produção de milho e um dos principais produto­res de grãos e leite no Estado, con­forme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa particularidade local inci­de no Judiciário, conforme relata o diretor do foro, juiz Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro. “São 25 mil processos em tramitação na comarca e na área de Família e Su­cessões, 4 mil. Há muitos inventá­rios extremamente complexos em razão da atividade regional”, conta.

O presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Bra­sil, Antônio Carlos da Silva Barbosa, elogiou a iniciativa do TJGO, que ci­tou como sendo “uma luta de lon­ga data para desafogar processos”.

Representando o Ministério Pú­blico Estadual, a coordenadora das promotorias de Justiça de Jataí, Kei­la Martins Ferreira Garcia também endossou a necessidade da nova unidade judiciária na comarca. “A medida vem ao encontro do que a sociedade precisa. Família é a base da sociedade, berço da formação do ser humano e é protegida pela Constituição”.

Por fim, o procurador-geral do município, Leonardo Amaral Melo, agradeceu o empenho do Judiciário com o desenvolvimento da cidade. “Reconhecemos o esforço de todos os entes federados com o custeio do serviço público. O município de Ja­taí é parceiro da Justiça e reafirma­mos o compromisso para aprimorar o serviço para os jurisdicionados”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias