Home / Política

POLÍTICA

Celmar Rech eleito presidente do TCE-G

O conselheiro Celmar Rech será o 27º ocupante da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Goiás a partir de janeiro do ano que vem. A mesa diretora do TCE-GO para o biênio 2019-2020 foi eleita, ontem, por unanimidade, durante a 28ª sessão ordinária do Tribunal Pleno. Além de Celmar Rech, vão compor a mesa os conselheiros Sau­lo Mesquita, vice-presidente e, Hel­der Valin, corregedor-geral.

A sessão foi aberta pelo presiden­te Kennedy Trindade, destacando o caráter democrático, autônomo e harmônico da eleição. O conselhei­ro também ressaltou a alternância na gestão. “Uma prova incontestável da maturidade institucional. Uma oportunidade para que novos valo­res possam contribuir para o apri­moramento desta corte”, discursou.

Após o conselheiro Sebastião Te­jota, decano do TCE-GO, apresentar a chapa, coube ao procurador-ge­ral do Ministério Público de Contas Fernando Carneiro apurar os votos. Após a apuração, Kennedy Trinda­de saudou a nova mesa diretora, res­saltando a trajetória dos eleitos. Te­jota retomou a palavra para elogiar a atual gestão, sendo endossado pela conselheira Carla Santillo, que des­tacou o diálogo e avanços na capa­citação e comunicação.

Na sequência, o vice-presidente eleito Saulo Mesquita frisou que o TCE-GO deu mais um passo ao fu­turo, mastambémdestacouacontri­buição das gestões passadas. O con­selheiro Edson Ferrari realçou que os presidente e vice eleitos são oriun­dos de concursos públicos. Helder Valin agradeceu a eleição para cor­regedor-geral e prometeu empenho para uma atuação profícua no cargo.

Ao final, o conselheiro Celmar Rech agradeceu a confiança da cor­teedestacouoacolhimentoqueteve desde o primeiro dia como conse­lheiro substituto há 10 anos, pro­metendo retribuir à instituição e ao povo goiano, absorvendo a expe­riência das antigas gestões.

PRESIDENTE

Celmar Rech tomou posse como conselheiro do TCE-GO em 2011, na vaga destinada aos conse­lheiros substitutos, cargo que ocu­pou, por concurso público, de 2008 a 2011. Ele foi corregedor-geral na gestão 2015-2016 e vice-presidente em 2017-2018. Gaúcho de São Mar­cos (RS), é graduado em Economia e Direito, pós-graduado em Direito Público e mestre em Economia do Setor Público.

VICE-PRESIDENTE

Saulo Mesquita foi empossado em agosto de 2013 na vaga desti­nada ao Ministério Público de Con­tas. Sua posse como procurador de contas foi no início de 2010, depois de aprovação em concurso públi­co. Mesquita é bacharel em Direi­to e atuou como juiz no Estado do Tocantins.

CORREGEDOR-GERAL

Helder Valin, tomou pose como conselheiro em 2014, em uma das vagas destinadas à Assembleia Le­gislativa do Estado. Foi vereador de Goiânia em duas legislaturas, e elei­to deputado estadual para quatro mandatos, tendo presidido a Ale­go em dois mandatos (2009/2010 e 2013/2014).

Uma prova incontestável da maturidade institucional. Uma oportunidade para que novos valores possam contribuir para o aprimoramento desta corte   Kennedy Trindade

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias