Home / Política

POLÍTICA

É aprovado projeto que autoriza a criação de uma frota de ônibus exclusiva para mulheres

Foi aprovado, em uma sessão na manhã desta quarta-feira (15/08), o projeto de que cria uma frota de ônibus exclusiva para atender as mulheres. A norma de autoria do vereador Fábio Zander (Patriota), foi aceita após quase dois anos tramitando na Câmara Municipal de Goiânia.

O projeto que possui o nome de frota Ônibus Rosa, estabelece que uma porcentagem e horários de veículos para a referida linha serão estabelecidos pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC-RMTC), desde que não seja inferior a 30% do totalidade da frota. A nova frota será oferecida segunda a sexta-feira nos horários de pico: entre 5h e 8h; 11h e 14h e entre às 17h e 20h.

“É fundamental ao poder público oferecer segurança para as mulheres que andam de ônibus, que são muitas vezes assediadas e desrespeitadas em seus direitos de ir e vir. A Câmara, portanto, dá um importante passo rumo na defesa dos direitos femininos”, informou o vereador.

O projeto já passou pelas duas votações e agora seguirá para a sanção ou veto do prefeito Iris Rezende, MDB. Dentre as exigências previstas no projeto está a proibição de passageiros do sexo masculino, com exceção de crianças de até 14 anos, acompanhadas de um responsável, assim como os condutores que não poderão ser do sexo masculino.

(Foto/Reprodução/Internet)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias