Home / Política

POLÍTICA

Médico que fez cirurgia de vasectomia e não de fimose é condenado

Os ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), declararam como “culpa exclusiva” de um médico que errou ao fazer uma cirurgia. Ele fez no paciente a operação de vasectomia, quando, na verdade, era para ser feita uma cirurgia de fimose.

De acordo com o portal Veja, quando o procedimento cirúrgico foi realizado o rapaz tinha vinte anos. Além disso, a vítima alega que teve o noivado rompido, diante da incerteza sobre a possibilidade de ter filhos.

Segundo informações divulgadas pelo STJ, a falha foi constatada ainda durante a operação, quando o duto esquerdo do paciente já havia sido interrompido. A vítima considerou ação de indenização por danos materiais e morais contra o hospital, o plano de saúde e o médico.

Inicialmente a sentença condenou os três réus ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 62 mil e ao reembolso do que foi gasto com a cirurgia.

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que o valor da indenização deveria ser mantido. Mas ao invés de devolver o valor gasto com a operação, definiu que os réus deveriam pagar a cirurgia de reversão da vasectomia.

A ministra Nancy Andrighi, relatora do caso afirmou que ao analisar os fundamentos da Corte paulista o hospital não merece ser responsabilizado pelo erro. Ela ainda declarou que tampouco a operadora do plano de saúde pode ser condenada.

Assim sendo, o colegiado entendeu que o médico deverá pagar integralmente a indenização fixada na sentença.

(Foto destaque: reprodução)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias