Home / Política

POLÍTICA

Cármem Lúcia assume a Presidência da República nesta sexta-feira

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, assumirá nesta sexta-feira (13/04) a Presidência da República de forma interina. Isso ocorrerá devido a ausência de Michel Temer que viajará para o Peru onde participará da Cúpula das Américas. A ministra é a terceira na linha sucessória, atrás do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ou o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Contudo, eles são impedidos pela legislação eleitoral já que ambos vão se candidatar nas eleições de outubro. De acordo com a lei, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (PMDB-CE) não podem assumir um cargo no Executivo seis meses antes do pleito. Além disso, o presidente da Câmara e presidente do Senado estarão em viagens internacionais.

Esta não é a primeira vez que o presidente do STF assume interinamente a Presidência da República. Em 2014, Ricardo Lewandowski ocupou o cargo interinamente por dois dias no ligar de Dilma Rousseff, e do então vice-presidente Michel Temer que cumpriam agendas fora do País.

(Foto: reprodução Internet)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias