Home / Política

POLÍTICA

Laudo do IML aponta ex-governador Roriz com Alzheimer em estado avançado

Foto: Dida Sampaio/Estadão


Foi divulgado em reportagem publicada pelo jornal ‘Correio Braziliense’, nesta quinta-feira (1°/02), o estado de saúde do ex-governador do Distrito Federal e ex-prefeito de Goiânia, Joaquim Roriz. O político de 81 anos, foi diagnosticado com Alzheimer em estado avançado. A doença afeta a percepção da realidade e prejudica até mesmo sua autonomia.

O laudo emitido pelo Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal (IML-DF), foi realizado a pedido da 2ª Vara Criminal de Brasília. O resultado que é parte do processo criminal contra Roriz, comprovou que ele não possui capacidade para compreender as denúncias que responde.

Os peritos responsáveis pelo caso fizeram entrevista com a esposa do político, Weslian Roriz, para compor parte da análise.

“A doença começou a se agravar há oito anos. Desde 2015, piorou bastante. Ele começou a se mostrar melancólico, foi visto chorando pelos cantos, impaciente, muitas vezes sem reconhecer pessoas próximas da família, como filhas e netos, e a própria casa. Há três anos, Roriz foi submetido a uma cirurgia na coluna em São Paulo, quando começou a usar bengala e depois passou para a cadeira de rodas por conta da dor”, diz trecho da reportagem.

Segundo a publicação, Roriz não reconhecia antigos aliados e amigos. Nas visitas que recebia, os tratavam como estranhos. A mulher afirmou que o marido “desconhece dinheiro, não sabe o que acontece na política e a chama frequentemente ao longo do dia.”

Ainda conforme a mulher, o político possui diabetes e faz hemodiálise diariamente. O ex-governador teve parte da perna direita e dedos do pé esquerdo amputados e “nem sequer percebe que já não tem parte do corpo”.

O jornal disse também que durante o exame Roriz “não demonstrou compreender a situação”, além de não questionar nenhum procedimento e não esboçar qualquer emoção.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias